Jornais que abandonam o papel e apostam em exclusivo no online fazem a aposta errada 
11.06.2009 - 14:31 Por Ana Machado
Os jornais que abandonam as suas edições em papel e passaram a apostar exclusivamente nas edições online podem perder 75 por cento das receitas e também reduzir o número de visitas na Internet, dizem investigadores da Faculdade de Jornalismo da City University de Londres.
Os investigadores estudaram o exemplo de um jornal finlandês – um diário de informação económica chamado “Taloussanomat”, que acabou com a edição impressa em 2007 devido a um declínio do número de leitores e prejuízo.
No trabalho, a que chamaram “tirar o papel das notícias”, os investigadores concluem que, apesar de se acreditar que, se as notícias não existirem no papel, os leitores do papel vão engrossar os números no online, esse pensamento não podia estar mais errado. Isso pode acontecer inicialmente, mas o que se verifica a seguir é um decréscimo no número de leitores online. No acso do jornal económico finlandês o decréscimo de leitores foi de 22 por cento. O estudo apurou ainda que os leitores passaram a desperdiçar 75 por cento menos de tempo no site.
Feitas as contas, o título tinha conseguido reduzir as despesas em 52 por cento, mas diminuiu o investimento em 75 por cento.
Restam 1200 caracteres
Os comentários deste site são publicados sem edição prévia, pelo que pedimos que respeite os nossos Critérios de Publicação. O seu IP não será divulgado, mas ficará registado na nossa base de dados.
Quaisquer comentários inadequados deverão ser reportados utilizando o botão “Denunciar este comentário” próximo da cada um. Por favor, não submeta o seu comentário mais de uma vez.

