Celebração

Tomar inicia hoje celebração dos 850 anos da sua fundação

01.03.2010 - 09:46 Por Lusa

  • Votar 
  •  | 
  •  0 votos 
Tomar orgulha-se de ser das poucas cidades do Mundo a saber a data exacta do seu nascimento Tomar orgulha-se de ser das poucas cidades do Mundo a saber a data exacta do seu nascimento (PÚBLICO)
Tomar inicia hoje a celebração dos 850 anos da sua fundação, orgulhando-se de ser das “poucas cidades do Mundo” a saber a data exacta do seu nascimento, inscrita na lápide da Torre de Menagem do Convento de Cristo.

A abrir um programa de comemorações que se vai estender até Maio de 2011, o dia começou com uma alvorada sequencial, em vários pontos do concelho, com oito baterias de cem foguetes, terminando com 50 morteiros que percorreram os oito pontos cardeais (principais e secundários) entre as 07h09 e as 09h09.

Com o título “A Herança dos Séculos”, a festividade visa, segundo o presidente da autarquia, Fernando Corvêlo de Sousa, “homenagear os que participaram na construção da cidade e do concelho”, ao longo dos séculos, mas “com os olhos postos no presente e no futuro”.

Corvêlo de Sousa aponta a “afirmação da marca Tomar no mercado internacional do turismo histórico e cultural” como um dos principais objectivos estratégicos do município, frisando os vários projectos e investimentos em curso e inserindo o vasto conjunto de iniciativas programadas nessa estratégia.

O programa de hoje inclui uma exposição de rua, “Heranças de Sentido”, a inaugurar pelas 09h45 no percurso entre a Praça da República (onde se situam os Paços do Concelho) e a Alameda 1 de Março, decorrendo a sessão solene às 11h00.

Uma homenagem a D. Gualdim Pais, na Igreja de Santa Maria dos Olivais, seguida da recriação da iniciação de um Templário, e uma conferência sobre o Infante D. Henrique em Tomar, na Biblioteca Municipal, onde estará patente a exposição “A identidade de Tomar”, são outros eventos programados.

O dia, que será ainda preenchido com diversas actividades desportivas e culturais, culmina com um espectáculo de fogo de artifício ao pôr do sol no castelo Templário.

A Sociedade de Geografia promoverá, nesse dia, em Lisboa, uma sessão comemorativa dos 850 anos da fundação do Castelo Templário de Tomar.

Estatísticas

  • 294 leitores
  • 2 comentários

URL desta Notícia

http://publico.pt/1424890

Comentário + votado

Aproveitem esta cidade

Poucas cidades como Tomar temos no nosso Pais, a partir dela Portugal foi grande e apartir dela se ...

Anónimo

01.03.2010 22:00

X

Mais em Local (4 de 20 artigos)

Basílica real é o monumento que mais preocupa a câmara e a diocese Património de Castro Verde ameaçado por falta de apoio