Oito dos 11 distritos de Portugal continental estão hoje em alerta amarelo devido à previsão de altas temperaturas. O risco de ocorrência de incêndios será mais elevado no interior centro, segundo o Instituto de Meteorologia (IM).
Em alerta amarelo (o segundo de uma escala de quatro) estão os distritos de Vila Real, Bragança, Guarda, Castelo Branco, Portalegre, Évora, Setúbal e Beja, onde as temperaturas vão subir acima dos 30 graus. Beja será o distrito mais quente, com uma temperatura máxima de 36 graus.
Os grupos central e ocidental dos Açores estão também em alerta amarelo, mas devido à previsão de períodos de chuva forte.
As previsões meteorológicas para hoje apontam para céu pouco nublado ou limpo e vento moderado, com rajadas no litoral oeste a sul do cabo Carvoeiro.
Prevê-se igualmente a subida das temperaturas máxima e mínima.
O risco de incêndio é muito elevado no litoral alentejano e no interior centro, com os concelhos de Vila Velha de Ródão, Proença-a-Nova (distrito de Castelo Branco), Nisa, Gavião (distrito de Portalegre), Mação e Sardoal (distrito de Santarém) a apresentarem risco máximo.
A incidência de raios ultravioleta vai alcançar hoje valores muito elevados no grupo ocidental dos Açores, na ilha da Madeira e no interior centro e norte do território continental. O resto do território também apresenta valores muito altos, pelo que o IM desaconselha a exposição ao Sol.


