A Associação de Protecção e Conservação do Ambiente (APCA) alertou hoje para a morte de centenas de peixes no rio de Afife, em Viana do Castelo, que estará a ser alvo de descargas de esgoto doméstico de uma estação elevatória da freguesia.
Segundo a APCA - associação com sede em Afife -, no espaço de um mês registaram-se duas descargas de efluentes, cujas consequências foram particularmente graves pelo facto de o caudal do rio ter diminuído bastante nos últimos tempos, devido à seca prolongada.
"Pela segunda vez, num espaço temporal de um mês, o rio de Afife registou, na semana passada, a morte de centenas de peixes, essencialmente bogas e trutas, devido à descarga do efluente ter aumentado desmesuradamente os sólidos suspensos e a concentração de matéria orgânica, induzindo uma redução brusca do oxigénio dissolvido", refere, em comunicado, a APCA.
Os ambientalistas acusam ainda que aquela estação elevatória, integrada na rede de saneamento de Afife, tem desde 1995 provocado diversos e regulares episódios de poluição, "sempre imediatamente seguidos de outras tantas promessas de resolução".
No entanto, dizem que as entidades responsáveis pela gestão dos recursos hídricos continuam a primar pela "passividade" e pelo "fechar de olhos", pelo que vão comunicar este "crime ambiental" ao procurador da República da Comarca Judicial de Viana do Castelo.
Contactado pela Lusa, o presidente da Junta de Freguesia de Afife, Manuel Fernando Vale, admitiu que a instalação daquela estação elevatória junto ao rio constitui "um perigo latente", porque "quando há um entupimento nas tubagens ou se regista uma outra qualquer avaria, há um ‘by-pass’ que imediatamente conduz o esgoto" para o curso de água.
"Na altura, a junta e a população chegaram a tentar impedir a construção da estação naquele local, precisamente por adivinharem estas situações, mas a verdade é que ela continua lá, e o perigo está sempre latente", acrescentou Manuel Vale.
O autarca disse ainda que a estação elevatória é agora da responsabilidade da Águas do Minho e Lima, empresa responsável pela construção do sistema multimunicipal de água e saneamento do distrito de Viana do Castelo, "que imediatamente faz deslocar para o local os seus técnicos quando se regista uma avaria". "Quando o caudal é elevado, muitas vezes as descargas nem se notam e as suas consequências são bem menos graves, porque os esgotos rapidamente se diluem na água, mas em tempo de seca prolongada, como a que temos vivido, o caso complica-se", acrescentou.
Uma fonte da empresa indicou à Lusa que apenas há conhecimento de um problema em Agosto, em que houve uma saída de emergência de esgotos para o rio por causa de um entupimento que fez com que a bombagem falhasse.
"Toda a estrutura está dotada de um sistema de alarme que é imediatamente accionado quando há uma avaria, e a verdade é que o alarme, desde Agosto, não mais voltou a tocar", referiu a fonte, sublinhando que "se entretanto houve morte de peixes, as culpas não podem ser atribuídas à estação elevatória".
A mesma fonte disse ainda que, "em princípio", não estão previstas obras naquela estação elevatória, porque ela está "em perfeito funcionamento".


