• Passeios de mão dada por um Portugal romântico
  • Strangelfreak na terra do post-porn
  • O outro lado do Salão Erótico

Documento assinado ontem pelo turismo de Lisboa

Red Bull Air Race: assinado acordo para realização da prova no rio Tejo

16.12.2009 - 16:29 Por Lusa

  • Votar 
  •  | 
  •  7 votos 
O Turismo de Lisboa assinou um primeiro acordo com a Red Bull Air Race para a realização de uma prova sobre o rio Tejo, segundo um documento a que a agência Lusa teve acesso.

O acordo, assinado ontem pelo Turismo de Lisboa (em representação dos municípios de Lisboa e Oeiras) e a Red Bull Air Race, demonstra "o desejo de que uma prova do campeonato internacional se realize sobre o rio Tejo na área entre a Torre de Belém e a Ponte 25 de Abril em 2010".

Durante três anos consecutivos, a prova portuguesa do campeonato internacional realizou-se no Porto, sobre o rio Douro, entre o viaduto de Massarelos e a Ponte Luís I.

Em Setembro, 720 mil espectadores juntaram-se nas margens do Douro para assistir àquela que é considerada a Fórmula 1 da acrobacia aérea.

Em Novembro, o presidente da Câmara de Vila Nova de Gaia, Luis Filipe Menezes, disse ter informação de que estavam a decorrer negociações em Lisboa para que a Red Bull Air Race se realizasse por três anos na capital portuguesa, facto não confirmado até hoje pela câmara de Lisboa.

Segundo o mesmo documento, as autarquias de Lisboa e Oeiras ficam obrigadas a financiar a Red Bull na elaboração da prova em 3,5 milhões de euros.

Além disso, as cidades que recebem o evento devem "providenciar à competição, gratuitamente, o uso do espaço onde o evento decorre, incluindo as áreas dedicadas aos aviões, e uma pista de aterragem, para que seja possível realizar os voos de teste, treinos e voos de qualificação facilmente".

As autarquias devem ainda garantir "os equipamentos necessários para a cobertura mínima de 100 mil espectadores".

O Terrapleno de Algés, no concelho de Oeiras, será o espaço dedicado à descolagem e aterragem e ao teste de aviões.

Os municípios de Lisboa e Oeiras têm até 31 de Janeiro para concluir a elaboração de um protocolo que vai estabelecer as obrigações e direitos das três partes envolvidas.

Estatísticas

  • 8284 leitores
  • 354 comentários

URL desta Notícia

http://publico.pt/1414210

Comentário + votado

Nao podemos continuar por este caminho!

So ha apenas duas palavras para esta situacao, VERGONHA e LAMENTAVEL! Mais uma vez um evento com a ...

Joao Teixeira

16.12.2009 18:35

X

Mais em Local (12 de 15 artigos)

Red Bull Air Race: Oeiras cede terrapleno de Algés para etapa no Tejo