Poluição detectada no fim-de-semana passado

Portucel anuncia correcções em estrutura apontada como causa de "chuva de cinza" em Cacia

09.09.2008 - 11:48 Por Lusa

  • Votar 
  •  | 
  •  0 votos 
A Portucel anunciou hoje que vai corrigir a caldeira de biomassa de Cacia, no próximo ano, apontada por populares como a causa da "chuva de cinza" ocorrida no fim-de-semana.

O grupo Portucel Soporcel vai investir cerca de dez milhões de euros na Fábrica de Cacia para efectuar correcções no sistema da caldeira de biomassa, acrescentou fonte da empresa. "Isso vai corresponder a uma alteração profunda da tecnologia de funcionamento, que passará a acolher a melhor solução disponível para queima de biomassa", acrescentou.

Segundo a fonte da empresa, "de acordo com o planeamento da obra, oportunamente comunicado às autoridades industriais e ambientais da Região Centro, a alteração será efectuada no período compreendido entre 15 de Janeiro e 6 de Fevereiro de 2009".

António Pinto, da Associação de Defesa do Ambiente de Cacia e Esgueira (ADACE), disse hoje que durante o fim-de-semana caíram cinzas negras sobre Cacia atribuindo o facto à fábrica da Portucel de Cacia.

De acordo com o dirigente associativo, a situação não é nova já que, em Março de 2007, após denúncia ao Ministério do Ambiente, "a Portucel assumiu que o problema tinha origem na caldeira de biomassa e prometeu que o iria resolver".

"Cacia acordou com um manto negro, que cobriu hortícolas e pastagens e pode ser um problema de saúde pública. No meu próprio pátio estava tudo cheio de cinzas, incluindo o carro e as plantas", descreveu António Pinto.

O grupo Portucel Soporcel admite que "dentro das instalações existentes na Fábrica de Cacia, a caldeira de biomassa é aquela cujas emissões de partículas pode episodicamente provocar, em condições atmosféricas particularmente desfavoráveis (como é o caso dos tectos de nuvens baixas das madrugadas), dificuldades à normal dispersão das partículas emitidas, podendo ocasionar fenómenos esporádicos de queda de cinzas em zonas próximas da fábrica".

No entanto, segundo a empresa, "no fim-de-semana, os registos de trabalho da caldeira não apresentam situações anormais ou de instabilidade, pese embora o facto de esta altura do ano ser propícia a fenómenos de nevoeiros e tectos de nuvens baixos".

Estatísticas

  • 3 leitores
  • 1 comentários

URL desta Notícia

http://publico.pt/1342108

Comentário + votado

danos

Esta Industria em Cacia assim como o Parque da Quimigal são os maiores "Cancros da Ambientais" do ...

Jose Alexandrino

09.09.2008 14:39

X

Mais em Local (6 de 19 artigos)

O bombeiro está na Medicina Intensiva dos Hospitais da Universidade de Coimbra Prognóstico reservado para os dois feridos graves em despiste de ambulância na A1