Porto: trabalhadores dos SMAS querem melhorar conversão em empresa municipal

25.05.2006 - 13:36 Por Lusa
Os trabalhadores dos Serviços Municipalizados de Águas e Saneamento (SMAS) do Porto querem saber se há abertura por parte da administração para melhorar a proposta de transformação daquela estrutura em empresa municipal.
De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores da Administração Pública (Sintap), está marcada para amanhã uma reunião com o Conselho de Administração dos SMAS, solicitada depois de ter sido ontem conhecida a proposta do presidente da Câmara do Porto, Rui Rio.
"A proposta apresentada é manifestamente insuficiente quanto à forma como os direitos dos trabalhadores são salvaguardados", frisou José Abraão, do Sintap.
O sindicalista considera que "têm que ser conhecidas as regras em que a futura empresa vai funcionar" e que a proposta não é clara quanto à salvaguarda dos direitos dos 600 trabalhadores que integram actualmente os SMAS.
Desconhece-se também qualquer estudo de viabilidade económica da empresa, acrescentou José Abraão.
O presidente da Câmara do Porto explicou ontem que a proposta de transformação dos SMAS em empresa municipal, que será discutida na próxima terça-feira pelo executivo camarário, prevê que os trabalhadores transitem para os quadros da Câmara do Porto e, "no minuto seguinte, serão requisitados para a nova empresa", podendo permanecer na autarquia se preferirem.

