Madeira: entrada de chineses promove concorrência desleal no comércio local

18.03.2009 - 15:41 Por Lusa
O deputado do CDS-PP-Madeira Lino Abreu, também presidente da Associação de Comércio e Serviços da região, afirmou hoje que a entrada maciça de empresários chineses está a “descaracterizar” o comércio tradicional e a promover “concorrência desleal em matéria de impostos”.
“O que pedimos é que haja maior fiscalização em termos de IVA para combater a desigualdade em termos de impostos junto do comércio local”, sustentou Lino Abreu em conferência de imprensa no Funchal.
O parlamentar popular madeirense acrescentou: “Não existem números, mas todos sabemos que há fuga aos impostos neste sector do comércio de chineses, em especial em termos de IVA, que vem prejudicar os que praticam a taxa legal, o que pode ter consequências em termos de preço e concorrência.”
O CDS-PP-M, face ao agravamento da crise no sector do comércio local, propôs que o Governo Regional viabilize uma linha de crédito para que os empresários possam renegociar as respectivas dívidas junto da banca, sem aumentar o seu passivo.
“O endividamento das empresas não é solução no actual momento. Elas não precisam de aumentar o endividamento, mas de um instrumento financeiro junto da banca para reestruturar o seu passivo financeiro, reduzindo os seus encargos bancários, aumentando a sua liquidez, a capacidade de tesouraria e fundo de maneio”, argumentou.
Para Lino Abreu, a necessária intervenção do Governo Regional nesta matéria tem como “maior preocupação manter e assegurar os postos de trabalho”, conclui.

