Luís Filipe Menezes pede regionalização para esta legislatura

02.11.2009 - 17:24 Por Aníbal Rodrigues
No discurso de tomada de posse do seu último mandato como presidente da Câmara de Gaia, Luís Filipe Menezes prometeu esta manhã que o concelho que dirige irá reforçar o seu papel de dinamizador da região norte e da Área Metropolitana do Porto, que quer ver “puxada para cima e a ombrear com a Área Metropolitana de Lisboa”.
No dia em que festejou 56 anos de idade e perante a presença de vários deputados da Assembleia da República (incluindo o líder parlamentar do PSD, Aguiar Branco), Menezes defendeu uma concertação de esforços entre todos os partidos e instituições para que “esta seja a legislatura do avanço a sério, não a brincar, do processo de regionalização política e administrativa do país”. “Após 35 anos de anti-regionalização, devemos dar uma oportunidade aos que defendem a regionalização”, insistiu.
A seguir, Menezes classificou como “inaceitável” e “uma falta de visão” se o projecto de alta velocidade ferroviária não passar pelo Aeroporto Sá Carneiro e não fizer uma ligação à Galiza. O autarca lamentou ainda a lentidão da expansão do Metro do Porto verificada nos últimos anos e pediu um desenvolvimento mais rápido para este meio de transporte. Meio que Menezes considera insuficiente para responder a todas as necessidades do seu concelho e, por essa razão, anunciou o desenvolvimento de uma rede de eléctrico de superfície em Gaia.
Apostando no fomento de um maior entendimento entre Gaia e o concelho vizinho do Porto, o ex-presidente do PSD voltou também a defender a construção de mais pontes rodoviárias entre as duas cidades. “Com o custo da nova ponte em Lisboa faziam-se 30 a 35 no Porto. Nós não temos ciúmes, só queremos uma ou duas no Porto”, apelou.

