A Comissão de Ambiente e Defesa da Ribeira dos Milagres, em Leiria, anunciou hoje o envio de uma petição ao Parlamento Europeu para saber se as obras de despoluição da bacia do Lis serão "efectivamente inspeccionadas".
Aproveitando o Dia Mundial da Água, que hoje se assinala, a Comissão de Ambiente e Defesa da Ribeira dos Milagres (CADRM), uma comissão de populares que nos últimos anos tem contestado as sucessivas descargas de efluentes de suiniculturas na ribeira dos Milagres, um afluente do rio Lis, tornou pública a petição, na qual acusa as autoridades portugueses de não tomarem providências para a resolução do problema.
"Dá-nos a sensação que Portugal privilegia meia dúzia de postos de trabalho em detrimento claro do meio ambiente", afirma a CADRM no documento, acrescentando que, "até ao dia de hoje, ainda não se deu início a nenhum tipo de obras no sentido de minimizar ou terminar com a poluição".
"O tratamento dado aos dejectos continua a ser o mesmo, ou seja, despejado em ribeiras, rios e mesmo terrenos junto às habitações e escolas, e sobretudo para a maior estação de tratamento nacional, nomeadamente o oceano Atlântico", denunciam os membros da comissão.
Estes populares disponibilizam-se, ainda, a "acompanhar uma delegação europeia de fiscalização, de forma a dar conhecimento das fontes poluidoras".
A região de Leiria tem um efectivo suinícola da ordem dos 400 mil animais, que produzem dejectos equivalentes a 1,2 milhões de pessoas. As descargas poluentes na ribeira dos Milagres são frequentes e levaram mesmo já à interdição de praias na região por falta de escoamento.


