• Lady Gaga, o "monstro em Jakarta"
  • Dead Combo e skates na passerelle
  • É possível convencer uma cidade a andar de bicicleta?

Autárquicas

Elisa Ferreira aprovada por esmagadora maioria candidata PS à Câmara do Porto

24.01.2009 - 09:44 Por Lusa

  • Votar 
  •  | 
  •  0 votos 
Segundo Orlando Soares Gaspar, Elisa Ferreira será apresentada à cidade até meados de Fevereiro Segundo Orlando Soares Gaspar, Elisa Ferreira será apresentada à cidade até meados de Fevereiro (Nelson Garrido)
A concelhia do Porto do PS aprovou ontem à noite, com 53 votos a favor e um contra, a escolha da ex-ministra do Ambiente Elisa Ferreira como candidata socialista à Câmara do Porto nas autárquicas deste ano.

A presidência da comissão política concelhia propôs que o nome da candidata fosse aprovado por aclamação, mas o líder da estrutura, Orlando Soares Gaspar, garantiu que bastaria um militante querer o cumprimento da regra da votação secreta para ela ser de imediato adoptada.

Ora isso mesmo foi exigido por um militante, que invocou os estatutos do PS para obrigar a que houvesse votação secreta, o que foi de facto cumprido de imediato.

Da votação secreta saíram 53 nomes a favor e um contra, tendo no final Orlando Soares Gaspar proposto que se mantivesse de qualquer forma uma aclamação à escolha da candidata - o que foi aceite com palmas e gritos "PS, PS".

No debate que antecedeu a votação e que ocorreu à porta fechada, Pedro Baptista, candidato derrotado nas últimas eleições para a distrital do Porto do PS, defendeu que fosse equacionada a hipótese de contactos para coligações à esquerda, garantindo ter tido conversas com aqueles partidos na última semana que mostravam ser mentira que eles estivessem fechados à ideia.

Confrontado pela Lusa com estas afirmações, Orlando Soares Gaspar afirmou que "o caminho faz-se caminhando", garantindo que nos próximos meses haverá uma tentativa de convergência com movimentos cívicos e grupos de cidadãos "actualmente excluídos pelo executivo camarário de Rui Rio".

Para o líder concelhio, o dossier coligações, mesmo com partidos à esquerda do PS, "não é um processo fechado" e que "tudo será definido ao longo do trajecto que será percorrido".

"Mas as coligações são como os casamentos: é preciso a vontade das duas partes. Não fomos nós quem disse que não queria coligações, foram o PCP e o BE", acrescentou, afirmando que "independentemente das conversas pessoais que os militantes do PS possam ter com membros de outros partidos há posições formais que já foram assumidas".

Segundo Orlando Soares Gaspar, Elisa Ferreira será apresentada à cidade até meados de Fevereiro, mas os contactos entre partido e candidata continuarão sem interrupções.

"Têm havido reuniões entre partido e candidata todas as semanas, às vezes mais de uma vez por semana", garantiu.

Estatísticas

  • 11 leitores
  • 7 comentários

URL desta Notícia

http://publico.pt/1357370

Comentário + votado

Leandro Coutinho

O Orlando Soares Gaspar, actual líder da concelhia, filho do Orlando Gaspar, antigo líder da ...

Leandro Coutinho

26.01.2009 11:25

X

Mais em Local (5 de 8 artigos)

Mau tempo: queda de chapas interrompeu circulação na Linha da Beira Alta durante duas horas