• A diferença de idades prejudica o sexo?
  • Passo-a-passo para preparar um rolo de sushi
  • A cozinha coreana chegou de carrinha a Lisboa

Garante Sá Fernandes, vereador do Ambiente

É inevitável abater pelo menos 46 árvores no jardim do Príncipe Real

26.11.2009 - 10:09 Por Ana Henriques

  • Votar 
  •  | 
  •  0 votos 
O mau estado de saúde dos espécimes é a principal razão invocada para o abate O mau estado de saúde dos espécimes é a principal razão invocada para o abate (Pedro Cunha)
O abate de algumas dezenas de árvores no jardim do Príncipe Real, em Lisboa, vai continuar. Segundo o vereador do Ambiente e Espaços Verdes, José Sá Fernandes, é inevitável a substituição de pelo menos 46 choupos, ulmeiros e rubíneas, por estarem doentes. No seu lugar surgirão lódãos e novas rubíneas.

O mau estado de saúde dos espécimes é a principal razão invocada para o abate. E mesmo quando o cepo que restou não mostrava mazelas havia ramos já apodrecidos. Noutros casos, são árvores que "cresceram mal", com ramos demasiado longos e esguios, susceptíveis de se partirem. "Cairiam com qualquer rabanada de vento. Na semana passada caiu um ramo em cima de um automóvel. Podia ter caído em cima de uma pessoa", frisa Sá Fernandes, acrescentando que nenhuma das árvores históricas e classificadas será cortada. O estado de saúde do ex-libris daquele jardim, - um cedro com mais de 20 metros de diâmetro - é, aliás, "bom".

Nada disto evitou que o presidente da câmara, António Costa, tenha sido inundado com e-mails, sms e telefonemas de indignação por causa do que se está a passar no jardim que, até Abril de 2010, será alvo de obras de requalificação. No blogue do movimento Forum Cidadania, exige-se uma sindicância aos serviços camarários encarregados destas tarefas, para apurar, entre outras coisas, o destino da madeira cortada. Além disso, o movimento quer um inquérito, para determinar responsabilidades neste "grave atentado ao património da cidade".

"Não será este abate o primeiro passo para (...) a construção de um estacionamento subterrâneo no local?", questiona o Forum.

António Costa não gostou de se ver incomodado por tanta gente a reclamar. E avisou Sá Fernandes de que os munícipes têm de ser melhor informados sobre o estado das árvores a abater. "Para a próxima, vou eu colocar placas nelas", gracejou.

Estatísticas

  • 657 leitores
  • 19 comentários

URL desta Notícia

http://publico.pt/1411491

Comentário + votado

Lá vai Lisboa... ficar mais feia em todas as encostas. Ai, estes Antónios!

Ninguém se vai mexer... vale uma aposta? Se eu perder pago, ao vencedor, um ano de ...

Hamílcar Barca

26.11.2009 11:07

X

Mais em Local (3 de 6 artigos)

O programa prevê espaço para noventa carros e área de cargas e descargas no subsolo do mercado Câmara do Porto já aceita estacionamento no Bolhão