Os distritos de Braga e do Porto estão hoje em risco máximo de incêndio, num dia de alerta também para as temperaturas elevadas, de acordo com o Instituto de Meteorologia.
Os distritos de Viana do Castelo, Bragança, Aveiro, Viseu, Guarda, Coimbra, Leiria, Castelo Branco, Santarém e Lisboa estão em risco muito elevado de incêndio, enquanto Vila Real e Setúbal apresentam risco elevado e os distritos de Portalegre, Évora, Beja e Faro estão em risco moderado.
A escala de classificação usada pela Instituto de Meteorologia tem cinco níveis de risco: reduzido, moderado, elevado, muito elevado e máximo.
A Direcção-Geral de Saúde alerta também para os efeitos das altas temperaturas, colocando Santarém e Setúbal em alerta amarelo, o segundo menos grave numa escala de quatro cores (azul, amarelo, laranja e vermelho).
O resto do território estará em alerta azul, o que significa uma situação de vigilância para os efeitos do calor.
As previsões de temperaturas máximas do Instituto de Meteorologia apontam para 36 graus em Beja, 35 em Santarém, 34 em Castelo Branco, 33 no Porto, 32 em Lisboa, 31 em Coimbra, 30 em Braga e 27 em Faro.


