• Petiscos com frango, das moelas à batata doce
  • Até onde Portugal pode ir no Euro 2012?
  • Restaurantes de topo com menus a 20 euros

Insolvências cresceram 40% face a 2010

Crise coloca restauração em alerta vermelho

16.12.2011 - 16:40 Por Raquel Almeida Correia

  • Votar 
  •  | 
  •  0 votos 
A restauração tem sido um dos sectores mais penalizados pela crise económica, fruto da diminuição do poder de compra e da propensão para conter despesas. Com o abrandamento do consumo de refeições fora de casa, muitos negócios têm cedido à perda de receitas, encerrando portas.

Dados do Instituto Informador Comercial mostram que, no primeiro semestre deste ano, o sector já assistiu a 216 casos de insolvência, o que significou uma subida de praticamente 40% face a 2010. O aumento ainda é maior (cerca de 50%) quando comparado com as 145 falências judiciais registadas em 2009.

A Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal tem alertado para o facto de o aumento do IVA previsto para o próximo ano, que passará a fixar a taxa em 23%, ir acentuar as debilidades deste sector. A associação argumenta que esta medida vai levar ao encerramento de 21 mil empresas e à perda de 47 mil postos de trabalho.

Estatísticas

  • 42 leitores
  • 1 comentários

URL desta Notícia

http://publico.pt/1525398

Comentário + votado

bem

pelo que vejo a crise da restauração não é assim tão grande. na verdade 216 insolvências entres ...

Anónimo

16.12.2011 19:52