Ribeiro Telles, Nunes da Silva e Sá Fernandes entre os participantes

Cidade Judiciária debatida hoje em Caxias

31.03.2005 - 09:18

  • Votar 
  •  | 
  •  0 votos 
O objectivo do debate é esclarecer a população sobre o projecto da Cidade Judiciária O objectivo do debate é esclarecer a população sobre o projecto da Cidade Judiciária (PÚBLICO)
O projecto das novas instalações da Polícia Judiciária em Caxias, Oeiras, vai ser discutido hoje à noite num encontro promovido pela comissão Salvem Caxias, em que participam o advogado José Sá Fernandes e a arquitecta Helena Roseta, entre outros.

A sessão pública tem como objectivo esclarecer as pessoas sobre o projecto da Cidade Judiciária, mas também levá-las a reflectir sobre este tipo de questões, disse Pedro Oom, do movimento cívico criado para contestar o projecto.

"O interesse dos cidadãos por estas questões é cada vez menor e é importante que participem", defendeu Pedro Oom, realçando a importância que teve a união dos moradores de Caxias para suspender as obras de construção da sede da Polícia Judiciária.

A polémica em torno da sede da PJ em Caxias foi desencadeada em Outubro de 2003, quando o Ministério da Justiça anunciou a construção de um complexo de 16 edifícios junto ao hospital-prisão de Caxias. Os moradores criticaram o projecto desde logo, contestando a grande volumetria e a insuficiência de infra-estruturas.

A Câmara de Oeiras deu parecer negativo à obra, por violar o PDM, e considerou a solução do Ministério da Justiça "desajustada e inconveniente".

A 28 de Julho de 2004, o Tribunal Administrativo e Fiscal de Sintra suspendeu as obras no âmbito de um providência interposta pelo advogado Sá Fernandes, a pedido dos moradores. Sá Fernandes avançou, entretanto, com uma acção para impedir esta construção que corre ainda no mesmo tribunal.

Na sessão pública, marcada para as 21h00 de hoje, no Centro Comunitário Paroquial Nª Senhora das Dores, em Caxias, participarão também o presidente da Junta de Freguesia de Caxias, Manuel Teixeira, o arquitecto Gonçalo Ribeiro Telles, o especialista em urbanismo Fernando Nunes da Silva e um representante da Quercus, entre outros.

Estatísticas

  • 14 leitores
  • 0 comentários

URL desta Notícia

http://publico.pt/1219488

Comentário + votado

X

Mais em Local (4 de 10 artigos)

PSD/Oeiras estranha buscas à casa de Isaltino de Morais