Câmara de Figueira de Castelo Rodrigo atribui subsídios para combater desertificação

01.10.2008 - 11:44 Por Lusa
A Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo, distrito de Guarda, anunciou hoje a atribuição de apoios até 750 euros por cada criança que nasça no concelho, numa iniciativa que visa contribuir para o aumento da natalidade. Os subsídios serão também atribuídos aos jovens casais que provem a sua deslocação para o concelho com residência há mais de um ano. O objectivo é o de combater a desertificação e o elevado envelhecimento da população.
Os valores do subsídio vão variar entre os 500 e os 750 euros. O valor máximo será atribuído a um agregado familiar que tenha um rendimento 'per capita' inferior ao valor mensal da Pensão Social no ano da candidatura. O regulamento de atribuição dos subsídios, já aprovado em Assembleia Municipal, tem aplicação durante o biénio de 2008-2009, e vai entrar em vigor na segunda quinzena de Outubro
Segundo António Edmundo, presidente da autarquia, "os municípios do interior estão despovoados de massa crítica, investimento e receitas próprias e, consequentemente, obrigados a mais investimento social, de inclusão e a mais obrigações culturais.” O autarca afirma que estas medidas são uma tentativa de inverter o processo de desertificação. “Em boa verdade não temos conseguido estancar a sangria populacional para o litoral, para Espanha ou outra paragem", disse o autarca.
"Se não houvesse estes incentivos e inúmeras reduções de taxas autárquicas, como estaria hoje o interior?", questionou o autarca, apontando que os municípios têm "uma dupla dificuldade: de se abster de tributar e, por outro lado, de ter receitas para fazer diferente".
Será criada uma comissão técnica para acompanhar e analisar as candidaturas, tendo em vista uma correcta atribuição dos subsídios disponibilizados pela autarquia.
Em dez anos, Figueira de Castelo Rodrigo perdeu 30 por cento da sua população com menos de 15 anos, e dez por cento do total de habitantes, que, segundo os dados da Associação Nacional de Municípios Portugueses, são actualmente 6.884 a residir no concelho.

