Indivíduo era alvo de um mandado de captura europeu

Algarve: ex-polícia estrangeiro detido por suspeita de lesar bancos portugueses

07.08.2008 - 16:33

  • Votar 
  •  | 
  •  0 votos 
Um antigo agente de polícia estrangeiro foi detido pela Polícia Judiciária em Loulé, no Algarve, por suspeita de ter lesado instituições bancárias portuguesas em um milhão de euros, foi hoje anunciado. O indivíduo, cuja identidade não foi revelada, era alvo de um mandado de captura europeu.

O homem, de 59 anos, foi detido ontem. Em comunicado, a Judiciária adianta que o indivíduo usava várias identidades e foi capturado na sequência de investigações realizadas pela Polícia Judiciária de Faro em 2007, relativas a uma associação criminosa internacional que lesou bancos portugueses em um milhão de euros.

Os membros dessa associação terão concebido um "plano ardiloso" fraudulento para que os bancos financiassem a compra de imóveis, acrescenta a polícia, indicando que a fraude era concretizada através do uso de documentação falsa relacionada "com os proprietários dos imóveis a adquirir e com a dos compradores, cuja identidade era usurpada".

No decurso desta investigação foram detidos outras quatro pessoas, uma das quais também em cumprimento de mandado de detenção europeu, e arrestados quatro imóveis adquiridos pelo grupo agora desmantelado.

O grupo foi acusado, já este ano, da prática de crimes de associação criminosa, burla qualificada, branqueamento de capitais, falsificação de documentos, uso de documento alheio, falsa qualidade e usurpação de funções.

O ex-agente da polícia foi apresentado para primeiro inquérito à autoridade judicial competente e ficará a aguardar sob detenção os procedimentos da extradição.

Estatísticas

  • 9 leitores
  • 3 comentários

URL desta Notícia

http://publico.pt/1338102

Comentário + votado

....

outro imigrante

gafanhoto

07.08.2008 18:24

X

Mais em Local (12 de 19 artigos)

A chamada a dar conta da ocorrência na rua Marquês da Fronteira foi feita às 15h05 Polícia em negociações com assaltantes de dependência do BES em Lisboa