Dois sismos de fraca intensidade foram hoje sentidos no concelho de Povoação, na ilha de São Miguel, na sequência da actividade sísmica que se desenvolve junto aos ilhéus das Formigas, anunciou a Protecção Civil açoriana. Os abalos não provocaram quaisquer danos.
Desde as 00h00 locais de hoje (01h00 em Lisboa), "registaram-se mais dois eventos sentidos pela população no concelho da Povoação, relacionados com a actividade que se vem desenvolvendo nas proximidades dos ilhéus das Formigas", adiantou à Lusa o Serviço Regional de Protecção Civil e Bombeiros dos Açores.
Na madrugada de ontem, um sismo que atingiu a intensidade máxima de V/VI na escala de Mercalli modificada (XII pontos) foi sentido nas ilhas de São Miguel, Santa Maria e Terceira, também sem provocar quaisquer danos.
Segundo a mesma fonte, o primeiro sismo de hoje teve epicentro 29 quilómetros a Este dos ilhéus das Formigas - entre as ilhas de São Miguel e Santa Maria - e foi sentido com a intensidade máxima de II/III na escala de Mercalli modificada.
Com epicentro a 18 quilómetros dos mesmos ilhéus, o segundo sismo atingiu uma intensidade máxima de III, adiantou a Protecção Civil dos Açores.
De acordo com o Sistema de Vigilância Sismológica dos Açores, que está a monitorizar a situação, o padrão da actividade sísmica que decorre na zona desde a madrugada de ontem "mantém uma tendência geral decrescente".
Continuam, porém, a ser registadas réplicas do sismo mais forte das 03h56 locais (04h56 em Lisboa) de ontem, uma situação que se deverá manter ao longo do dia, ainda segundo o Sistema de Vigilância Sismológica dos Açores.


