Dois bombeiros de Mourão morreram esta madrugada num acidente com a ambulância em que seguiam, perto de Reguengos de Monsaraz. O presidente da câmara local, Santinha Lopes, afirma-se "transtornado" e diz que o concelho "está em estado de choque".
"Recebi a notícia às 03h30, pelo comandante dos bombeiros e pelo presidente da direcção da associação humanitária, e estou muito transtornado", afirmou o autarca.
De acordo com o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS), o acidente com a ambulância aconteceu quando os bombeiros regressavam a Mourão, depois de terem transportado um doente para as urgências do Hospital de Évora.
A ambulância terá embatido num muro na sequência de um despiste, a um quilómetro da cidade de Reguengos de Monsaraz, avançou a mesma fonte.
Bandeira do município a meia haste
O presidente da Câmara Municipal de Mourão disse à Lusa que a bandeira do município vai ser colocada a meia haste, em sinal de luto.
"Estas duas mortes são um verdadeiro choque. Este é um concelho pequeno, Mourão é uma terra pequena e está de luto", disse Santinha Lopes.
O autarca disse ainda que um dos bombeiros que morreu tinha 25 anos de idade e que o outro, de 49 anos, chegou a ser seu colega na corporação.
"Começámos nos bombeiros mais ou menos na mesma altura", disse o presidente da autarquia, que garantiu ainda estar a "fazer todos os possíveis" para que as autópsias sejam realizadas ainda hoje, nos serviços de medicinal legal do Hospital de Évora.
"Estamos a tentar que as autópsias sejas efectuadas rapidamente, para que os corpos possam ser entregues ainda hoje e realizemos o velório no salão do quartel dos bombeiros", disse.
Sobre as circunstâncias em que ocorreu o acidente, o autarca afirmou desconhecer pormenores.
"O que sei é que o Centro de Orientação de Doentes Urgentes do Instituto Nacional de Emergência Médica chamou uma ambulância para levar ao hospital um idoso da Santa Casa da Misericórdia e que, quando os bombeiros regressavam, estava a chover e surgiu o acidente", disse.
A pequena vila alentejana de Mourão, cujo efectivo de bombeiros ronda a meia centena, localiza-se nas margens da albufeira de Alqueva, a 60 quilómetros de Évora.
Os funerais dos dois bombeiros realizam-se amanhã, a partir das 11h00, para o cemitério da vila.


