• O romantismo de cada ruína
  • Portugueses criam portal de estágios (pagos) no Reino Unido
  • Seis ilustradores respiraram e pintaram Guimarães

Anúncio do Ministério da Educação

Plano para melhorar resultados a Matemática alargado "com urgência" ao 2º ciclo

20.06.2007 - 19:02 Por Lusa

  • Votar 
  •  | 
  •  0 votos 
A ministra diz que ainda é cedo para pensar em tornar provas de aferição em exames nacionais A ministra diz que ainda é cedo para pensar em tornar provas de aferição em exames nacionais (Rui Gaudêncio/PÚBLICO (arquivo))
O plano de acção criado pelo Ministério da Educação para melhorar os resultados a Matemática no 3º ciclo vai ser alargado ao 2º ciclo já no próximo ano lectivo, anunciou hoje a ministra Maria de Lurdes Rodrigues.

Segundo a tutela, os resultados das provas de aferição realizadas nos 4º e 6º anos mostram que a prova de Matemática do 2º ciclo foi a que registou o pior desempenho por parte dos alunos.

Por isso, a ministra decidiu estender a este nível de ensino as medidas em curso no 3º ciclo, nomeadamente "ao nível da avaliação contínua dos professores e da avaliação dos programas" da disciplina.

"Estas provas confirmam as preocupações com o ensino e a qualidade das aprendizagens da disciplina de Matemática e, portanto, a necessidade de alargar ao segundo ciclo, com carácter obrigatório e urgente, o Plano de Acção para a Matemática", anunciou a ministra da Educação, em conferência de imprensa.

Com o objectivo de melhorar as notas dos alunos na disciplina, o ministério lançou há um ano um plano de acção que envolveu 293 mil alunos do 3º ciclo, em 1070 escolas e agrupamentos.

No âmbito deste plano — que conta com um orçamento global de nove milhões de euros até 2009 — as escolas apresentaram à tutela projectos de melhoria dos resultados à disciplina, com metas definidas e quantificadas a três anos.

A contratação de peritos de universidades, o recrutamento de mais docentes de Matemática para reforçar o apoio aos alunos e o aumento do número de horas dedicado à disciplina foram algumas das soluções encontradas pelos estabelecimentos de ensino e viabilizadas pelo ministério, que não autorizou, contudo, a diminuição do número de estudantes por turma — uma das principais solicitações das escolas.

Para apresentarem à tutela projectos de melhoria de resultados, as escolas terão de analisar o desempenho dos alunos do 6º ano nas provas de aferição realizadas em Maio, cujas notas são já do conhecimento dos estabelecimentos de ensino desde o início da semana, sendo afixadas amanhã.

No início do próximo mês de Outubro, o Ministério da Educação vai entregar 30 mil relatórios por turma e por escola, nos quais serão especificadas as competências em que os alunos sentem mais dificuldades.

De acordo com a ministra, a elaboração desses documentos vai permitir "avaliar elementos estruturais do sistema de ensino, tais como programas, manuais escolares e formação de professores".

Ministério fala em "ano zero de nova série de provas de aferição"

Cerca de 250 mil alunos dos 4º e 6º anos realizaram as provas de aferição a Língua Portuguesa e Matemática, testes que não contam para nota mas que, pela primeira vez, foram aplicados universalmente nos dois anos de escolaridade.

Na conferência de imprensa, o ministério salientou "o ambiente de serenidade e profissionalismo" que rodeou os testes, corrigidos por 8200 professores, considerando que este foi "o ano zero de uma nova série de provas de aferição".

"O sistema de ensino demonstrou estar preparado e encarar com naturalidade os procedimentos de avaliação externa das aprendizagens", congratulou-se a ministra Maria de Lurdes Rodrigues, considerando, no entanto, ser "muito cedo" para equacionar a transformação destas provas em exames nacionais.

Estatísticas

  • 304 leitores
  • 36 comentários

URL desta Notícia

http://publico.pt/1297268

Comentário + votado

A Srª Dª Ministra deveria saber que o PAM já está ...

A Srª Dª Ministra deveria saber que o PAM já está em curso no 2º ciclo desde 2006/2007. Ai, ai que ...

Anónimo

27.06.2007 12:47

X

Mais em Educação (3 de 3 artigos)

O Governo anuncia que o plano de acção lançado para melhorar o desempenho dos alunos do 3º ciclo à disciplina será alargado ao 2º ciclo Quatro em cada dez alunos do 6º ano tiveram negativa a Matemática