• Viagem ao mundo das amazonas em biquíni
  • Restaurantes de topo com menus a 20 euros
  • Roupa interior para se usar no exterior

Actualização - Contra falta de funcionários

Pais dos alunos da Frei Luís Sousa repetem protestos amanhã

16.10.2006 - 14:45 Por Lusa

  • Votar 
  •  | 
  •  0 votos 
 (PUBLICO.PT)
Os pais dos alunos da escola básica Frei Luís de Sousa, em Lisboa, vão retomar amanhã os protestos para revindicar mais auxiliares, apesar de o director regional de educação de já ter garantido o reforço do número de funcionários.

Às 08h00 de hoje, duas dezenas de pais encerraram a escola a cadeado, que foi retirado três horas depois pela polícia, mandatada pela Direcção Regional de Educação de Lisboa.


Os pais contestam a falta de segurança e higiene na escola motivada pela falta de auxiliares educativas, alegando que apenas existem duas funcionárias para 212 crianças.

O director regional de educação de Lisboa afirmou que foi colocado hoje mais um auxiliar de acção educativa na escola.

O director regional acrescentou também que foram autorizados dois contratos para dois novos funcionários, que estão a seguir os trâmites normais, pelo que a sua entrada é garantida mas não imediata.

Apesar do anúncio da DREL, os pais decidiram manter o protesto até haver a garantia oficial de que vão ser colocados mais auxiliares na escola. "Hoje, ao final da tarde, vamos colocar no portão da escola uma informação dirigida aos pais com o ponto de situação do que se está a passar", disse a presidente da associação de pais, Ana Maria Lopes.

A presidente da associação adiantou que os pais vão concentrar-se novamente à porta da escola amanhã de manhã e "eventualmente fazer um cordão humano junto ao portão", uma vez que "as correntes foram retiradas".

Os alunos não tiveram aulas hoje, mas Ana Maria Lopes garantiu que, se os pais quiserem que as crianças regressem à escola amanhã, não haverá qualquer impedimento.

Ana Maria Lopes disse à Lusa que o agrupamento de escola anunciou na sexta-feira a realização de uma reunião amanhã na Câmara de Lisboa, com elementos da DREL e o agrupamento de escolas para tentar resolver a situação. "Ligámos hoje para a DREL e disseram-nos que não está agendada essa reunião. Foi uma informação do agrupamento que poderá não corresponder à verdade", disse a responsável.

O chefe de gabinete do vereador da Educação na Câmara de Lisboa explicou que a reunião tinha sido marcada a pedido da autarquia para avaliar a situação e unir esforços para tentar encontrar uma solução, apesar de o problema ser da competência da DREL. "Dado que houve esta tomada de posição dos pais e a DREL interveio nós achamos que o problema está resolvido e não se justifica a reunião", disse à Lusa Francisco Morais Barros.

Este responsável adiantou ainda que o problema tem vindo a inviabilizar a assinatura de um protocolo entre a autarquia e a associação de pais para a entrada em vigor na escola do Apoio à Família, que se destina a garantir aos pais a possibilidade de deixarem os seus filhos nas escolas antes e depois do horário escolar (antes das 09h00 e entre as 17h30 e as 19h00).

"Desde 29 de Setembro que temos o protocolo definido com a Associação de Pais, mas o vice-presidente da associação recusou-se a assinar enquanto não for resolvido o problema das auxiliares, que não é da competência da câmara", disse.

Confrontada com esta situação, Ana Maria Lopes adiantou que a associação sempre esteve disponível para assinar o protocolo e que apenas está a aguardar a marcação da data da assinatura do documento.

Morais Barros acrescentou ainda que a autarquia "está disposta a cumprir as suas obrigações, desde que seja demonstrada a boa intenção dos parceiros".

Estatísticas

  • 8 leitores
  • 0 comentários

URL desta Notícia

http://publico.pt/1273544

Comentário + votado

X

Mais em Educação (5 de 6 artigos)

A greve dos próximos dias foi convocada na mega-manifestação de professores de 5 de Outubro Sindicatos de professores esperam que adesão à greve mude atitude do ministério