• Tóquio inaugura torre mais alta do mundo
  • Viagem ao mundo das amazonas em biquíni
  • Xangai oferece bolsas para estudantes estrangeiros

O que têm os alunos de saber em cada ano

Metas de Aprendizagem já estão online e são de uso voluntário

02.10.2010 - 12:25 Por Bárbara Wong

  • Votar 
  •  | 
  •  5 votos 
Nas escolas, as metas devem ser usadas como "instrumentos de apoio à gestão do currículo" Nas escolas, as metas devem ser usadas como "instrumentos de apoio à gestão do currículo" (Foto: Rui Gaudêncio)
Foram hoje divulgadas as Metas de Aprendizagem no site da Direcção-Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular, dois dias depois de o mês de Setembro ter terminado.

A partir destas metas, previstas para cada disciplina e para cada ano de escolaridade, os professores poderão usá-las como instrumentos de apoio à elaboração das suas aulas e os pais terão conhecimento do que é que os seus filhos terão que saber no final de cada ciclo. Agora, a equipa liderada pelo investigador Natércio Afonso está a preparar as metas para o secundária, que serão conhecidas no final deste ano lectivo.

Segundo a mensagem da ministra da Educação Isabel Alçada - de recordar que as metas foram a primeira medida anunciada pela governante, no início do mandato -, no portal das metas (www.metasdeaprendizagem.min-edu.pt), estas resultam da investigação nacional e internacional "sobre padrões de eficácia no desenvolvimento curricular, que recomendam este tipo de abordagem".

Nas escolas, as metas devem ser usadas como "instrumentos de apoio à gestão do currículo" e devem ser usadas pelos professores no seu trabalho diário. No entanto, não são documentos normativos, logo não são de aplicação obrigatória, mas voluntária.

As várias equipas coordenadas por Natércio Afonso estão a elaborar exemplos de actividades e de tarefas que os professores poderão usar e que estarão disponíveis na Internet.

Além disso, algumas escolas vão adoptar as metas e ser acompanhadas pelas equipas de professores do ensino superior e investigadores na sua aplicação.

No portal das metas são conhecidos os objectivos para o final do pré-escolar, 1.º, 2.º e 3.º ciclos do ensino básico, ou seja, o conjunto de metas para cada área ou disciplina.

Estão ainda disponíveis as metas dos países que serviram de inspiração para a realização deste trabalho. São eles a Austrália, Finlândia, Nova Zelândia, Reino Unido, República da Coreia e EUA. Foram ainda feitas consultas a associações e organizações científicas mas essas não foram divulgadas.

O Ministério da Educação anunciou que as metas seriam conhecidas a 15, o que não aconteceu. Depois que estariam disponíveis até ao final do mês, mas só hoje estão na Internet, apesar da data de cada um dos documentos revelados no portal é a de 30 de Setembro.

Estatísticas

  • 53 leitores
  • 9 comentários

URL desta Notícia

http://publico.pt/1459113

Comentário + votado

e as novas....?

E para as Novas Oportunidades também há metas?Tudo a fazer de conta.....

Jorge Geraldes

03.10.2010 19:38

X

Mais em Educação (2 de 2 artigos)

Os professores vão juntar-se à greve da função pública marcada para 24 de Novembro Fenprof: Governo admitiu um professor por cada 38 reformados desde 2007