Fenprof entrega amanhã petição a exigir calendário do pré-escolar igual ao do básico

24.05.2010 - 17:04 Por Lusa
A Fenprof entrega amanhã na Assembleia da República uma petição a exigir que o calendário do pré-escolar seja idêntico ao do ensino básico, permitindo a presença dos educadores de infância em actividades de avaliação e reuniões.
Este ano, por exemplo, o ensino pré-escolar termina as suas actividades lectivas entre 5 e 9 de Julho, enquanto no ensino básico as aulas acabam a 18 de Junho, excepto no 9.º ano (dia 8), devido aos exames nacionais.
“O calendário escolar na educação pré-escolar deve ser semelhante ao do básico, de forma a permitir que se desenvolvam actividades de avaliação mas também para que os educadores possam participar nas reuniões que os agrupamentos desenvolvem com os restantes professores”, disse à agência Lusa o secretário-geral da Federação Nacional dos Professores (Fenprof), Mário Nogueira.
O dirigente sindical alega ainda que a presença dos educadores de infância nas reuniões que se realizam no final de cada período também é “difícil”, uma vez que nessas alturas estes docentes também estão obrigados a manter actividades lectivas.
“O que é ainda mais absurdo porque normalmente nesses períodos de interrupção os jardins-de-infância quase não têm crianças. Segundo um levantamento que fizemos, chegam a ser só duas ou três”, sublinhou.
Mário Nogueira indicou ainda que a petição, que recolheu até hoje à tarde quase cinco mil assinaturas, será entregue na terça-feira ao presidente da Assembleia da República, Jaime Gama, que recebe a federação em audiência.
O calendário escolar relativo ao próximo ano lectivo ainda não foi negociado com os sindicatos.

