Mais de 47 mil inscritos

Exame de Matemática A do secundário “não é escandalosamente fácil”

23.06.2009 - 18:00 Por Andreia Sanches

  • Votar 
  •  | 
  •  0 votos 
No ano passado as notas subiram no exame de Matemática No ano passado as notas subiram no exame de Matemática (Enric Vives-Rubio (Arquivo))
É uma das provas mais temidas. Mas revelou-se “razoável”: “Sem ser difícil, não é escandalosamente fácil.” Foi esta a apreciação que a Sociedade Portuguesa de Matemática (SPM) fez do exame nacional com mais alunos inscritos realizado hoje.

Em 2008, a média global no exame desta disciplina foi de 12,5 valores, numa escala de zero a 20. No ano anterior os resultados não tinham ido além dos 9,4. O Ministério da Educação justificou a melhoria das notas com o trabalho feito pelas escolas e pelos alunos e com o Plano de Acção para a Matemática – uma estratégia especialmente pensada para combater o tradicional descalabro que se verificava na disciplina. Mas não faltou quem dissesse que, na verdade, a prova tinha sido demasiado fácil. A SPM foi uma das que criticou o exame.

Agora, as notas desta primeira fase de provas nacionais só são conhecidas a sete de Julho, mas, para já, a SPM diz que o exame foi mais razoável do que o do ano anterior.

Mais razoável mas com falhas, lê-se no parecer da SPM: “Apesar de o exame não ser trivial e testar adequadamente algumas partes do programa, não nos parece ainda que, na sua globalidade, cubra bem as matérias, com o grau de exigência necessário. Um desempenho positivo nesta prova não é ainda garantia de uma preparação adequada à saída do ensino Secundário e entrada no superior.”

A prova de Matemática A com o código 639 tinha 47.512 inscrições.

Estatísticas

  • 5991 leitores
  • 62 comentários

URL desta Notícia

http://publico.pt/1388213

Comentário + votado

Educação

11h35 - Rui Carneiro, Ermesinde: Claro que não se trata de ganhar discussões! Quem disse que dava o ...

cavalohorsetroia@gmail.com

25.06.2009 12:01

X

Mais em Educação (10 de 16 artigos)

Alunos ficaram satisfeitos com a prova “Era fácil para alunos que estudaram”