A partir do dia 29

Docentes de escolas básicas de Paço de Arcos em greve durante duas semanas

17.11.2005 - 19:00

  • Votar 
  •  | 
  •  0 votos 
 (PUBLICO.PT)
Os professores e educadores de infância do agrupamento de escolas de Paço de Arcos, Oeiras, vão fazer greve ao prolongamento do horário no primeiro ciclo do ensino básico a partir do dia 29 e durante duas semanas.

De acordo com o pré-aviso de greve, apresentado pelo Sindicato dos Professores da Grande Lisboa, entre os dias 29 de Novembro e 12 de Dezembro os docentes não vão assegurar o prolongamento do horário nas quatro escolas básicas do agrupamento, entre as 15h15 e as 17h30.

O prolongamento do horário no primeiro ciclo até às 17h30, por um período mínimo de oito horas diárias, é uma das medidas do Ministério da Educação que entrou em vigor este ano lectivo, de forma a ocupar os tempos livres dos alunos com actividades extracurriculares depois do tempo normal de aulas.

Na nota informativa enviada aos pais e encarregados de educação, os docentes queixam-se que, ao assegurarem que as escolas fiquem abertas até mais tarde, estão a "prejudicar o trabalho individual e colectivo" necessário para, por exemplo, preparar aulas e corrigir trabalhos.

Os professores ressalvam, segundo a Lusa, que "não põem em causa a função social e pedagógica das actividades" no período de prolongamento, mas defendem que deviam ser desenvolvidas pelas autarquias e associações de pais e executadas por técnicos com formação adequada.

O agrupamento de escolas de Paço de Arcos é composto por quatro escolas básicas, uma das quais com jardim-de-infância, com 76 professores, dos quais 35 asseguram o prolongamento do horário até às 17h30.

Na segunda-feira, os pais dos alunos de uma das escolas do agrupamento, a Escola Básica nº 4 de Paço de Arcos, boicotaram as aulas, precisamente para protestar contra o facto dos professores não quererem assegurar o prolongamento do horário escolar.

Estatísticas

  • 9 leitores
  • 3 comentários

URL desta Notícia

http://publico.pt/1239228

Comentário + votado

É curioso

É curioso como alguns têm tempo para passar na escola nos tempos livres dos alunos, enquanto que os ...

Anónimo

21.11.2005 17:09

X

Mais em Educação (3 de 3 artigos)

Maria de Lurdes Rodrigues diz que o Governo se empenhará "numa actualização tecnológica das escolas", através da aquisição de meios multimédia Ministra da Educação garante mais laboratórios e gabinetes de trabalho para professores