• |
  • Iphone
  • |
  • Mobile
  • |
  • RSS
  • |
  • Twitter
  • |
  • Facebook
  • Siga-nos em:
  • Google transforma Gmail para competir com Facebook e Twitter
  • João queria morrer sozinho, mas acabou por matar a filha
  • A cidade que morre quando o sol se põe

Relatório destaca onde se formam melhores especialistas

Católica na lista dos melhores institutos de investigação política do mundo

15.01.2009 - 20:52 Por PÚBLICO

  • Votar 
  •  | 
  •  0 votos 
O Instituto de Estudos Políticos da Universidade Católica Portuguesa foi a única instituição portuguesa a ficar na lista das melhores instituições de investigação política. O estudo foi realizado pela Universidade da Pensilvânia e foi publicado na revista “Foreign Policy”.
Em Portugal existem 19 instituições que se dedicam aos estudos políticos Em Portugal existem 19 instituições que se dedicam aos estudos políticos (Pedro Cunha (arquivo))

O relatório analisou 5456 instituições em 170 países e seleccionou ao todo 407 instituições, entre os seleccionados está o IEP-UCP. O trabalho envolveu um painel de 150 especialistas. Com o título “The leading public policy research organizations in the world”, o relatório assume-se como um “guia para o mercado competitivo das ideias que interessam”. Segundo o estudo, são estas instituições que criam os especialistas (também conhecidos como think-tanks) que os presidentes e os primeiros-ministros vão buscar porque têm uma opinião crítica em relação às ideias comuns da indústria.

“Eles [os especialistas] geram e aperfeiçoam soluções para alguns dos mais complexos problemas actuais. Os líderes em todo o mundo necessitam deles para fornecerem análises independentes, ajudarem a construir agendas políticas e fazerem as pontes entre conhecimento e o poder.”

Na lista, a Brookings Institution ficou em primeiro lugar nos Estados Unidos da América. O Chattham House no Reino Unido, a Stockholm International Peace Research Institute na Suécia, o Centre for European Policy Studies na Bélgica, o Transparency International na Alemanha, o Institut Français de Relations Internationales em França, o Japan Institute for International Affairs no Japão, o Netherlands Institute for International Affairs na Holanda, e a Fundacion para el Análisis y los Estudios Sociales na Espanha são outras instituições que tiveram destaque na lista do resto do mundo, em que ficou de fora os Estados Unidos.

O relatório teve ainda a preocupação de analisar as melhores instituições em áreas específicas como os Assuntos Externos, o Ambiente ou a Saúde.

  • 2202 leitores
  • 25 comentários

URL desta Notícia

http://publico.pt/1356286

Comentário + votado

Católica

Mas que influência poderá ter a Universidade Católica sobre as estratégias de desenvolvimento do ...

Zé Nadador Salvador

19.01.2009 14:13

Comentar Critérios para publicação de comentários dos leitores

Restam 1200 caracteres

Os comentários deste site são publicados sem edição prévia, pelo que pedimos que respeite os nossos Critérios de Publicação. O seu IP não será divulgado, mas ficará registado na nossa base de dados.

Quaisquer comentários inadequados deverão ser reportados utilizando o botão “Denunciar este comentário” próximo da cada um. Por favor, não submeta o seu comentário mais de uma vez.