Os estudantes dos ensinos básico e secundário cumprem hoje em todo o país um dia nacional de luta, por uma política de educação "mais justa", pela aplicação da Lei da Educação Sexual e Planeamento Familiar e pela revogação da revisão curricular.
De acordo com Luís Baptista, membro da Delegação Nacional de Associações de Estudantes do Ensino Secundário e Básico, o dia deverá ser marcado por manifestações que visam exigir ao Governo a "aplicação imediata" da Lei da Educação Sexual e Planeamento Familiar, "aprovada há 21 anos".
Os alunos exigem também "a não aplicação da Nova Lei de Bases da Educação", que consideram ir "no sentido da progressiva privatização do ensino", e o fim dos exames nacionais do 9º ano, que "privam milhares de alunos de prosseguirem os seus estudos".
Para mostrar ao Executivo a "urgência" destas medidas, os alunos concentram-se a partir das 10h00 no Saldanha, em Lisboa, prosseguindo depois em protesto até ao Ministério da Educação.
No concelho da Amadora, os estudantes concentram-se na Escola Secundária Padre Alberto Neto, cujos portões serão encerrados a cadeado às 06h30.
Em Oeiras, a Escola Camilo Castelo Branco deverá estar encerrada a partir das 06h45 e a manifestação está agendada para as 10h00 na Câmara Municipal, "por se tratar do órgão de poder mais próximo", seguindo depois em desfile até ao Jardim Municipal para a realização de um jogo de futebol "contra a Revisão Curricular".
No Porto, os estudantes concentram-se em frente à Câmara Municipal, por volta das 10h30.
Luís Baptista anunciou ainda a realização de concentrações noutras cidades do país, nomeadamente em Coimbra, Aveiro, Beja e Faro.
Restam 1200 caracteres
Os comentários deste site são publicados sem edição prévia, pelo que pedimos que respeite os nossos Critérios de Publicação. O seu IP não será divulgado, mas ficará registado na nossa base de dados.
Quaisquer comentários inadequados deverão ser reportados utilizando o botão “Denunciar este comentário” próximo da cada um. Por favor, não submeta o seu comentário mais de uma vez.


