Seguro vai pedir explicações ao Governo sobre empréstimo da venda do BPN

25.02.2012 - 14:44 Por Lusa
O secretário-geral do PS, António José Seguro, disse que vai pedir explicações ao Governo sobre a notícia avançada neste sábado pelo PÚBLICO de que o Estado tem de emprestar mais 300 milhões para vender o BPN.
“Neste momento estou a pedi-las [explicações] e, no âmbito do Parlamento nós trabalharemos nesse sentido”, declarou António José Seguro aos jornalistas.
O PÚBLICO noticiou hoje que o acordo entre o Governo e o BIC Portugal, com vista à venda do BPN, prevê uma almofada de liquidez de 300 milhões de euros concedida pela CGD à taxa Euribor.
Confrontado pelos jornalistas com esta notícia, o líder nacional do PS disse que não conhece “as razões que levam a que o Estado faça mais este empréstimo” mas acrescentou que o Governo “tem que verificar muito bem, porque já há muito dinheiro dos contribuintes colocado no BPN”.
“O Governo deve dar explicações [sobre] por que razão é que é necessário colocar mais dinheiro dos contribuintes num banco e percebermos porque é que leva tanto tempo a concluir a venda do BPN a um privado que o comprou”, disse Seguro aos jornalistas em Seia, distrito da Guarda, onde iniciou o segundo dia do Roteiro pelo Interior.
Na ocasião, o dirigente também foi confrontado com as razões que levaram ao cancelamento de uma visita do Presidente da República a uma escola em Arroios, Lisboa, tendo respondido que não tem “nenhum comentário a fazer sobre isso”.
Já sobre o facto de o Governo ter anunciado em 2013 também não haverá tolerância de ponto no Carnaval, Seguro referiu que “o Governo tem uma política de empobrecimento permanente, considera que o país terá condições para se desenvolver com base no empobrecimento, com base em trabalhar mais”.
“Eu considero que o nosso país deve trabalhar melhor”, referindo que “é necessário introduzir inovação em toda a cadeia de produção”.

