Eugénio Fonseca fala ao PÚBLICO

Presidente da Caritas: “São os que não geraram a crise que a vão pagar”

13.05.2010 - 12:09 Por Lurdes Ferreira

  • Votar 
  •  | 
  •  1 votos 
Eugénio Fonseca mostra-se sobretudo contra o aumento do IVA Eugénio Fonseca mostra-se sobretudo contra o aumento do IVA (João Henriques)
O presidente da Caritas portuguesa alerta para a “injustiça” das novas medidas de austeridade que “vão deixar muitas famílias sem poder satisfazer as necessidades básicas de alimentação, habitação, saúde e educação”. E acrescenta: “são os que não geraram a crise que a vão pagar”.

Em declarações ao PÚBLICO, Eugénio Fonseca assegura que o pacote de medidas acordadas entre o Governo e o PSD vai fazer com que o desemprego seja “um flagelo que nos vai acompanhar nos próximos anos” e sublinha que “vão faltar rendimentos para o mais elementar, para o que é sobrevivência”.

Eugénio Fonseca mostra-se sobretudo contra o aumento do IVA, por Governo e PSD considerarem iguais os preços para quem tem baixos e altos rendimentos, e contra o agravamento das taxas de IRS, por implicar uma efectiva descida salarial. Receia também que o corte nas receitas das autarquias agrave a redução da resposta social do Estado.

Com medidas que afectarão especialmente as famílias das zonas urbanas mais populosas, das classes média e baixa, acusa que com uma “classe média muito atingida”, o país caminha para “perpetuar a realidade de gente que recebe salários, mas que são baixos salários”.

O responsável pela estrutura portuguesa da instituição oficial da Igreja para a acção social da Igreja lamenta que as respostas à crise económica e financeira “afectem sempre a classe média e os mais pobres” e alerta que o efeito esperado pode ser o indesejado: o país até pode segurar as suas finanças públicas mas perde depois dinâmica para reanimar a actividade económica.


Estatísticas

  • 13 leitores
  • 44 comentários

URL desta Notícia

http://publico.pt/1437036

Comentário + votado

Socialismo

A Ibéria socialista que levou esta península à miséria. Zapatero e ...

Félix Santos

13.05.2010 15:26

X

Mais em Economia (35 de 55 artigos)

José Sócrates falava no final do Conselho de Ministros Governo quer baixar défice para 4,6 por cento em 2011