Antiga equipa de gestão poderá ser processada pelos prejuízos sofridos pelo banco suíço durante o seu mandato
A associação suíça Actares e o comité dos pequenos accionistas (Deminor) do UBS anunciaram hoje que pretendem mover uma acção judicial contra a antiga equipa de gestão do banco suíça, que acusam de ter provocado perdas de milhares de milhões de euros durante o seu mandato.
"Pretendemos mover um processo contra os antigos administradores e eventualmente contra o próprio banco", afirmou o Deminor em comunicado.
Para já, o objectivo é solicitar ao actual conselho de administração do UBS que localize a anterior equipa de gestão, liderada por Marcel Ospel e Peter Kurer, acusados de conduzir a instituição a prejuízos de 21,3 mil milhões de francos suíços (16,1 mil milhões de euros, ao câmbio actual), em 2008.
Se a administração não responder ao pedido, os pequenos accionistas ameaçam "mover diversos processos", sem especificar se estes vão incluir a actual equipa.
Não será a primeira vez que o Deminor processa uma empresa, tendo ficado conhecido pelos casos contra a Parmalat, Marionnaud, Madoof e Lehman Brothers.


