Entrevista nos EUA

Presidente não sabe quando Portugal regressará aos mercados e critica plano da troika para a banca

11.11.2011 - 10:47 Por PÚBLICO

  • Votar 
  •  | 
  •  0 votos 
O Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, não tem a certeza de que o país possa regressar aos mercados no final do plano de resgate em curso e criticou o plano da troika no que respeita às obrigações de capital da banca.

“Não posso dizer que Portugal será capaz de ir ao mercado no final [do plano em curso], ninguém pode dizer isso", sustentou o Presidente, numa entrevista dada ontem em Nova Iorqu,e à agência de notícias económicas norte-americana Bloomberg.

Por outro lado, considerou que “a desalavancagem [da banca] é demasiado forte e demasiado rápida”. Ressalvou contudo que “não está em questão” a renegociação do plano de assistência financeira externa.

A banca portuguesa é obrigada a aumentar o rácio de capital Core Tier 1 para 9% até ao final do ano.

“Seria razoável que fosse mais gradual, e esperamos que a troika entenda isso”, afirmou, no que foi entendido como uma referência aos representantes da Comissão, do BCE e do FMI que estão a analisar o cumprimento por Portugal do Memorando de Entendimento acordado na Primavera.

Estatísticas

  • 14 leitores
  • 1 comentários

URL desta Notícia

http://publico.pt/1520460

Comentário + votado

1º a bolha. Depois estoira. Segue-se a miséria.

Mas porquê esta obsessão de ter que ir aos mercados? Mais algo que tivemos de adoptar como política ...

Achille Talon

11.11.2011 11:30

X

Mais em Economia (13 de 30 artigos)

Transporte vai ficar mais caro Estudantes e idosos perdem desconto de 50% nos passes sociais