Viana do Castelo recebe festival de teatro de marionetas e cinema de animação 
10.11.2009 - 16:26 Por Lusa
A partir do fim-de-semana, Viana do Castelo será a capital do teatro de marionetas e de cinema de animação. Pelo menos até 21 de Novembro, durante o festival dedicado a esta arte, que conta com vários grupos internacionais.
Em termos de teatro de marionetas, o festival, além de Beto Hinça, vai ainda contar com os estrangeiros El Chon Chon (Argentina/Chile), Titeres Cachirulo (Espanha), Patrick Murys (França) e Titeres de Bienteveo (Argentina).
A representação nacional será assegurada pelos TFA (Vila do Conde), Era Uma Vez Teatro (Évora), Teatro e Marionetas de Mandrágora (Gondomar) e pela companhia anfitriã, a Marionetas, Actores & Objectos (MAO).
Haverá ainda ateliers de marionetas e palestras sobre esta modalidade teatral, além de animação de rua.
Em relação ao cinema de animação, serão projectados mais de 30 filmes, divididos por quatro ciclos: cinema português, cinema europeu, cinema infantil e o melhor do festival francês de cinema de animação digital E-Magiciens.
No âmbito do festival, foi sábado inaugurada em cerca de 30 montras de uma artéria comercial da cidade de Viana do Castelo uma exposição de marionetas da MAO.
Nos antigos Paços do Concelho, está patente uma outra exposição, com marionetas pertencentes à companhia Mandrágora.
A cidade de Viana do Castelo dispõe, desde 2008, do único Museu da Marioneta do País, uma iniciativa da MAO, que criou também na freguesia de Perre, numa antiga escola primária entretanto desactivada, um atelier da marioneta.
A MAO tem como directora artística Sabahat Passos, uma turca radicada em Viana do Castelo, onde exerce medicina dentária.
Restam 1200 caracteres
Os comentários deste site são publicados sem edição prévia, pelo que pedimos que respeite os nossos Critérios de Publicação. O seu IP não será divulgado, mas ficará registado na nossa base de dados.
Quaisquer comentários inadequados deverão ser reportados utilizando o botão “Denunciar este comentário” próximo da cada um. Por favor, não submeta o seu comentário mais de uma vez.

