• Roupa interior para se usar no exterior
  • Navegar num veleiro português com 75 anos
  • Veja o que vai mudar no centro de Lisboa

Festival de Cinema de 1 a 11 de Setembro

Veneza com 79 estreias mundiais e Coppola, Ozon, Gallo e Kechiche em competição

29.07.2010 - 12:50 Por Joana Amaral Cardoso

  • Votar 
  •  | 
  •  0 votos 
"Somewhere", de Sofia Coppola, com Stephen Dorff como protagonista "Somewhere", de Sofia Coppola, com Stephen Dorff como protagonista (DR)
No Lido, há 79 estreias mundiais entre 1 e 11 de Setembro, sobretudo de filmes norte-americanos, mas também com uma boa representação europeia e asiática – as obras mais recentes de Vincent Gallo, Sofia Coppola, Abdellatif Kechiche, Alex de la Iglesia, Mike Takashi, Pablo Larrain, Francois Ozon, Julian Schnabel ou Monte Hellman estarão em competição no Festival de Cinema de Veneza de 2010. De Portugal, "A Espada e a Rosa", de João Nicolau, "Painéis de São Vicente de Fora, visão poética", os 16 minutos de Manoel de Oliveira a convite da Fundação de Serralves, integram a secção Horizontes.

A concurso estão seis filmes americanos, quatro italianos e três filmes franceses. A organização do festival revelou esta quinta-feira quais os 23 filmes em competição na sua 67ª edição, que inclui como filme de abertura "Black Swan", de Darren Aronofsky. Na noite de abertura também passa "Legend of the Fist: The Return of Chen Zhen", de Andrew Lau, e estreia-se "Machete", de Robert Rodriguez - o filme que tinha "trailer" antes de ser uma longa-metragem. Outro dos filmes em estreia em Veneza será "A Tempestade", de Julie Taymor, com Alfred Molina e Djimon Hounsou, que vai encerrar o festival.

Os filmes a concurso são:

"13 Assassins", Mike Takashi

"Attenberg", Athina Rachel Tsangari

"Balada Triste de Trompeta", Alex de la Iglesia

"Barney's Version", Richard J. Lewis

"Detective Dee and the Mystery of Phantom Flame," Andy Lau, Carina Lau, Li Bingbing, Tony Leung Ka Fai

"Happy Few", Antony Cordier

"La Passione", Carlo Mazzacurati

"La Pecora Nera", Ascanio Celestini

"La solitudine dei numeri primi", Saverio Costanzo

"Meek's Cutoff", Kelly Reichardt

"Miral", Julian Schnabel

"Noi Credevamo", Mario Martone

"Norwegian Wood", Tran Anh Hung

"Potiche", Francois Ozon

"Post Mortem", Pablo Larrain

"Promises Written in Water," Vincent Gallo

"Road To Nowhere," Monte Hellman

"Silent Souls", Aleksei Fedorchenko

"Somewhere", Sofia Coppola

"Three", Tom Tykwer

"Venus Noir," Abdellatif Kechiche

O júri da competição oficial é composto pelo escritor e argumentista mexicano Guillermo Arriaga, pela actriz lituana Ingeborga Dapkunaite, pelo realizador francês Arnaud Desplechin, pelo compositor americano Danny Elfman, pelos realizadores e argumentistas italianos Luca Guadagnino e Gabriele Salvatores. Preside ao júri o realizador e argumentista americano Quentin Tarantino.

Portugueses em Horizontes

Na secção Horizontes do Festival de Veneza estarão os portugueses “A espada e a rosa”, a primeira longa-metragem de João Nicolau ("Rapace"), com argumento do próprio e de Mariana Ricardo, e a curta de Manoel de Oliveira “Painéis de São Vicente de Fora, visão poética”, sobre a obra portuguesa do século XVI e que que resulta de uma encomenda da Fundação de Serralves nos seus 20 anos.

O filme de João Nicolau, uma co-produção entre a Som e a Fúria e a francesa Shellac Sud, concorre ainda ao prémio Luigi de Laurentiis para primeiras obras e que decorre de uma escolha a partir de títulos que integram as várias secções do festival.

Notícia actualizada às 17h35.

Estatísticas

  • 24 leitores
  • 2 comentários

URL desta Notícia

http://publico.pt/1449279

Comentário + votado

Ó Serafim

Tás cá cuma buba que nem consegues atinar, meu !

Frank Einstein

29.07.2010 17:36

X

Mais em Cultura (8 de 11 artigos)

O novo Museu do Côa é inaugurado esta sexta-feira Visitantes do novo Museu do Côa pagam 5 euros de ingresso