PassMúsica vence providências cautelares

Três bares lisboetas proibidos de voltar a reproduzir música sem licença

17.02.2009 - 17:12

  • Votar 
  •  | 
  •  0 votos 
A PassMúsica interpôs mais de 500 providências cautelares no final de 2008 A PassMúsica interpôs mais de 500 providências cautelares no final de 2008 (Miguel Madeira (arquivo))
A PassMúsica, entidade responsável pela cobrança de direitos conexos em representação de músicos e editoras, venceu três providências cautelares que proíbem o Status Bar, o Barrio Latino e o Bar L de continuarem a passar música sem o devido licenciamento para a reprodução pública de música comercializada em Portugal.

Além deste impedimento, foi decretado ao Status Bar e ao Barrio Latino, ambos no Parque das Nações, o pagamento de uma sanção de 6402,18 euros, valor correspondente ao da licença anual da PassMúsica, por cada mês que ultrapasse o prazo limite para regularizar a situação.

Quanto ao Bar L, localizado em Santos, foi-lhe totalmente vedada a utilização de equipamentos que sirvam para reprodução musical, nomeadamente amplificadores, colunas e mesas de mistura. Esta medida durará até que o bar demonstre ter obtido o licenciamento requerido.

De acordo com o advogado da PassMúsica, Pedro Sarsfield Rodrigues, “a violação da obrigação legal de obter esta licença acarreta, para os infractores, custos exponencialmente maiores que o valor da remuneração devida como contrapartida pela autorização, quando paga voluntária e pontualmente”.

No final de 2008, a PassMúsica fez chegar aos tribunais mais de 500 providências cautelares semelhantes.

A PassMúsica é um serviço de licenciameto conjunto da Audiogest e da Cooperativa de Gestão dos Direitos dos Artistas, Intérpretes ou Executantes (GDA), que visa consciencializar o público para a protecção dos direitos conexos e que se encarrega da sua cobrança para entrega aos titulares.

Estatísticas

  • 85 leitores
  • 4 comentários

URL desta Notícia

http://publico.pt/1365600

Comentário + votado

Neste País.

Neste País onde os Governantes roubam, todos se acham no direito de roubar.

Bar Jb

04.11.2011 23:46

X

Mais em Cultura (5 de 7 artigos)

Anne Hathaway Anne Hathaway vai fazer Shakespeare