• Volta ilustrada à cidade
  • "O que há de novo no amor?": este filme é um milagre
  • E se para comprares um disco externo pagasses direitos de autor?

Lisboa

São Luiz com jazz, teatro e música sinfónica em 2006

23.12.2005 - 14:51 Por Lusa

  • Votar 
  •  | 
  •  0 votos 
Em Abril realiza-se a Festa do Jazz, na sua quarta edição Em Abril realiza-se a Festa do Jazz, na sua quarta edição (DR)
Duas estreias mundiais pela Orquestra Metropolitana de Lisboa, as comemorações dos 250 anos do nascimento de Mozart e a festa do jazz são algumas das iniciativas para o próximo ano do Teatro São Luiz, em Lisboa.

A Orquestra Metropolitana de Lisboa (OML) vai apresentar, em Março, em estreia mundial, "O violino cigano", com música de Pedro Faria e narração do actor Diogo Infante.

Outra estreia mundial, também em Março e também pela OML, é "Histórias fantásticas e maravilhosas", com música de Luís Tinoco.

A quarta edição da Festa do Jazz realiza-se no fim-de-semana de 31 de Março a 2 de Abril, com produção executiva de Luís Hilário e direcção artística de Carlos Martins.

No âmbito das iniciativas que assinalam os 250 anos do nascimento de Wolfgang Amadeus Mozart, a Companhia de Música Teatral apresenta "A flauta quase mágica", um espectáculo para crianças com música e direcção artística de Paulo Maria Rodrigues. A peça é apresentada como uma "re-interpretação" da ópera do compositor austríaco "A flauta mágica".

Mozart será ainda festejado em concertos, nomeadamente com o pianista Jorge Moyano, que se apresentará nos dias 11 de Janeiro, 29 de Março e 31 de Maio.

Outro pianista que se apresentará, em Maio, no São Luiz é Artur Pizarro, para interpretar as integrais para piano solo de Maurice Ravel e de Claude Debussy.

O São Luiz acolherá no próximo ano dois festivais: o de Teatro de Almada, de 3 a 6 de Julho, e o Alkantara, de artes performativas, de 5 a 18 de Junho.

O fadista Camané apresenta-se no palco lisboeta com a Orquestra Sinfónica Portuguesa, de 22 de Junho a 1 de Julho, sempre pelas 22h00.

A 9 de Junho, no Jardim de Inverno, será apresentado um concerto intitulado "As marchas do São Luiz". A proposta é apresentar composições escritas para cavalinho, conjunto popular constituído por clarinete, saxofone alto, primeiro e segundo trompete, bombardino, trombone, contrabaixo e caixa. Bernardo Sasseti, Sérgio Godinho e Jorge Palma, foram alguns dos músicos que responderam ao desafio de compor para este tipo de conjunto musical.

No Teatro-Estúdio Mário Viegas - sala adjacente ao São Luiz - estreia a 6 de Novembro "Espectros", de Henrik Ibsen, por ocasião do centenário da morte do dramaturgo norueguês.

Estatísticas

  • 14 leitores
  • 0 comentários

URL desta Notícia

http://publico.pt/1242740

Comentário + votado

X

Mais em Cultura (5 de 6 artigos)

'Terminator' cumprimenta 'Rocky' Schwarzenegger visita Stallone