• Reino Unido e Alemanha estão à procura de médicos e enfermeiros portugueses
  • O melhor e o pior da passadeira vermelha
  • Veja o que vai mudar no centro de Lisboa

Cinema

Realizadores americanos premeiam “O Artista”

29.01.2012 - 17:17 Por Lucinda Canelas

  • Votar 
  •  | 
  •  0 votos 
"O Artista" está nomeado para o Óscar em dez categorias "O Artista" está nomeado para o Óscar em dez categorias (DR)
Quase que apetece dizer: “Outra vez ‘O Artista’…” Em temporada pré-Óscares, e depois de uma semana de nomeações para os prémios da Academia, o filme francês que homenageia o cinema mudo e já recebeu três Globos de Ouro é mais uma vez o escolhido. Sábado à noite, em Los Angeles, foi o Sindicato dos Realizadores norte-americano (Directors Guild of America - DGA) que decidiu premiar o francês Michel Hazanavicius, que este ano se estreava na lista de candidatos.

Na corrida a este prémio entre pares, o realizador de “O Artista” deixou para trás concorrentes de peso: Woody Allen (“Meia-noite em Paris”), Martin Scorsese (“Hugo”), David Fincher (“Os Homens Que Odeiam as Mulheres”) e Alexander Payne (“Os Descendentes”).

“Adoro realizadores, respeito-os mesmo”, disse Hazanavicius, citado pelo site de notícias The Huffington Post. “É por isso que este prémio me comove muito”, acrescentou o realizador deste filme a preto-e-branco que, com o seu charme silencioso, dizem os críticos, pode muito bem vir a ser o grande vencedor da noite dos Óscares, a 26 de Fevereiro – “O Artista” está nomeado em dez categorias, incluindo a de Melhor Realizador e Melhor Fotografia.

Segundo a agência France Press, desde 1948 só seis dos premiados pela DGA não receberam o Óscar de Melhor Realizador. E, na maioria das vezes, quem leva para casa a estatueta dourada da realização também leva a de Melhor Filme.

“Talvez tenham notado, mas eu sou francês, tenho sotaque, um nome que é muito difícil de pronunciar”, disse ainda, ao aceitar o prémio, de acordo com o Huffington Post. “Na realidade não sou americano, nem sou francês… Sou um realizador. Sinto que estou a ser aceite por vocês não enquanto americanos, mas enquanto realizadores.”

Hazanavicius, que realizou "Mes Amis", “Agente 117” e "OSS 117: Rio Ne Répond Plus", era praticamente um desconhecido em Hollywood até à chegada de “O Artista”.

Outros vencedores da noite de sábado foram James Marsh, pelo documentário “Project Nim”, Jon Cassar, pela mini-série “The Kennedys”, Patty Jenkins, pelo drama televisivo “The Killing”, e Robert Weide, pelo capítulo “Palestinian Chicken”, da série cómica de TV “Curb Your Enthusiasm”. O prémio de Marsh traduziu-se numa segunda derrota para Scorsese, que competia na categoria de documentário com “George Harrison: Living in the Material World”, filme sobre o Beatle que morreu em 2001.

Estatísticas

  • 28 leitores
  • 0 comentários

URL desta Notícia

http://publico.pt/1531267

Comentário + votado

X

Mais em Cultura (4 de 4 artigos)

Jean-Claude Denis (à direita) após receber o prémio, ao lado do cartoonista canadiano Guy Delisle Jean-Claude Denis é o grande vencedor do festival de BD de Angôuleme