Acção dos criminosos levou três minutos

Quadros de Picasso e Portinari roubados do Museu de Arte de São Paulo

20.12.2007 - 17:54

  • Votar 
  •  | 
  •  0 votos 
 (PUBLICO.PT)
O Masp (Museu de Arte de São Paulo), o maior museu da América Latina, foi assaltado na última madrugada, tendo sido levadas duas das mais importantes obras do acervo: “O Retrato de Suzanne Bloch” (1904) de Pablo Picasso e “O Lavrador de Café” (1939) do brasileiro Portinari.

Segundo informações recolhidas pela Folha de São Paulo, a acção dos criminosos levou apenas três minutos.

De acordo com a Secretaria da Segurança Pública (SSP), o roubo aconteceu entre as 5h09 e 5h12 desta quinta-feira. Três homens realizaram o furto dos quadros "O Lavrador de Café", obra de 100x81 centímetros, e “O Retrato de Suzanne Bloch”, de 65x54 centímetros.

As imagens dos criminosos durante o assalto foram gravadas pelo circuito interno de câmaras do museu e serão usadas pela Polícia Civil na investigação do caso.

Segundo o boletim de ocorrência, um funcionário percebeu o furto quando chegou ao museu e viu uma porta arrombada. Os criminosos chegaram a abandonar objectos na área onde ocorreu o furto.

Peritos da Polícia Civil estão no local e o museu deve ficar fechado até a conclusão das investigações.

Os funcionários do Masp foram orientados a não se pronunciar sobre a ocorrência e a assessoria de imprensa prometeu divulgar uma nota ainda hoje.

(Artigo reproduzido com autorização do jornal "Folha de São Paulo")

Estatísticas

  • 42 leitores
  • 0 comentários

URL desta Notícia

http://publico.pt/1314484

Comentário + votado