O Cineclube do Porto, um dos mais antigos do país, fundado em 1945, encontra-se actualmente inactivo devido à pouca participação dos sócios na regularização das quotas.
Os escassos recursos financeiros do Cineclube tornaram impossível a continuação das sessões quinzenais que a associação promovia, não permitindo cobrir os custos do aluguer dos filmes e da sala, bem como o pagamento do projeccionista, um valor que rondava os 350 euros.
Num comunicado afixado na sede do Cineclube, no antigo e já decadente edifício nº 5 da Rua do Rosário, a direcção apela aos cinéfilos: “Esperamos com isto uma maior participação em outras actividades e eventos”.
Fundado por Hipólito Duarte e outros colaboradores a 13 de Abril, o Cineclube do Porto, que teve anos de intensa actividade, sendo um defensor e divulgador da arte cinematográfica, parece agora está condenado ao desaparecimento.



