• |
  • Iphone
  • |
  • Mobile
  • |
  • RSS
  • |
  • Twitter
  • |
  • Facebook
  • Siga-nos em:
  • "Um suicídio no trabalho é uma mensagem brutal"
  • Google transforma Gmail para competir com Facebook e Twitter
  • Haiti: Um terramoto de 500 anos - Paulo Moura, em Port au Prince

Em Berlim

Peças gigantes de dominó reconstroem Muro de Berlim

26.10.2009 - 10:03 Por Reuters

  • Votar 
  •  | 
  •  0 votos 
O Muro de Berlim voltará a ser erguido, por alguns dias, no próximo mês, mas, desta vez com peças grandes e coloridas de dominó.
Algumas das peças de dominó que reconstruirão o Muro Algumas das peças de dominó que reconstruirão o Muro (Thomas Peter/Reuters)

A celebrar o vigésimo aniversário da queda do Muro de Berlim, no dia 9 de Novembro, um 1,5 quilómetros de segmento de muro ficarão, durante dois dias, no caminho original em frente à Brandenburg Gate.

A fila de 1000 dominós, de 20 quilogramas e a 1,5 metros de distância uns dos outros, foi pintada de cores brilhantes por crianças e terá 2,5 metros de altura, sendo derrubada no fim da cerimónia como um tributo simbólico da queda do Muro há 20 anos atrás.

"É apenas uma atracção temporária”, disse o político Klaus Wowereit, delineando planos para um festival comemorativo da queda do Muro que separou a Alemanha.

“Não penso que alguém fique com a ideia que estamos a construir de novo um Muro entre o Este e o Oeste da Alemanha. Mas, foram muitos os que ridicularizaram a ideia no princípio. Agora, já é visto como um modo admirável de simbolizar a queda do Muro”.

O presidente russo Dmitri Medvedev, o presidente francês Nicolas Sarkozy, o primeiro-ministro britânico Gordon Brown e a secretária de estado dos Estados Unidos Hillary Clinton comparecerão nas festividades.

O Muro de Berlim foi derrubado a 9 de Novembro de 1989, após meses de tensão na Alemanha de Leste. Muitos apressaram-se a ir para as passagens de fronteira depois de um líder no governo da Alemanha comunista de Leste dizer numa conferência que todos eram livres de viajar para o Ocidente.

Símbolo da Guerra Fria, o Muro de Berlim foi pacificamente apagado nos meses que se seguiram.

  • 771 leitores
  • 0 comentários

URL desta Notícia

http://publico.pt/1406880

Comentário + votado

Comentar Critérios para publicação de comentários dos leitores

Restam 1200 caracteres

Os comentários deste site são publicados sem edição prévia, pelo que pedimos que respeite os nossos Critérios de Publicação. O seu IP não será divulgado, mas ficará registado na nossa base de dados.

Quaisquer comentários inadequados deverão ser reportados utilizando o botão “Denunciar este comentário” próximo da cada um. Por favor, não submeta o seu comentário mais de uma vez.