MACE

Museu de Elvas deixa de ter director artístico

13.09.2010 - 20:05 Por Alexandra Prado Coelho, Vanessa Rato

  • Votar 
  •  | 
  •  0 votos 
João Pinharanda João Pinharanda (Daniel Rocha)
O Museu de Arte Contemporânea de Elvas (MACE) poderá deixar de ter um director artístico após a saída do historiador e comissário de arte contemporânea João Pinharanda, em Outubro. “Não vou renovar o contrato”, confirmou ao PÚBLICO Pinharanda, desde o início director artístico do museu. Inaugurado em 2007, reunindo as obras do coleccionador António Cachola,o MACE é a primeira instituição pública fora de Lisboa e do Porto a dedicar-se exclusivamente à arte contemporânea.

Mas se tanto Pinharanda como Cachola defendem a necessidade da escolha de um novo director - “um projecto destes não pode funcionar sem director”, diz o coleccionador –, a Câmara Municipal de Elvas, que gere o museu, tem um entendimento diferente. Não será aberto nenhum concurso, disse ao PÚBLICO a vereadora Elsa Grilo, responsável pelo MACE na Câmara Municipal de Elvas. “Vamos manter a colaboração com João Pinharanda noutros moldes. A programação continuará a ser feita por ele”, garantiu.

Responsável desde 2000 pela programação artística da Fundação EDP, Pinharanda entrou em Maio para os quadros desta empresa e afirma que “não faz sentido acumular os dois cargos”. Confirma que continuará como consultor do museu de Elvas, mas sublinha que as “funções de proximidade e de acompanhamento regular vão deixar de existir”. Defende, por isso, a necessidade de se contratar um novo director artístico. “Saí para dar lugar à possibilidade de haver outro director.”

Cachola propôs mesmo à Câmara a abertura de um concurso para encontrar um director de programação. Mas a vereadora explica que as funções de consultor serão suficientes para assegurar a programação, enquanto o funcionamento diário do museu “será assegurado pela equipa, que inclui três técnicos com mestrado na área de museologia”.

Pinharanda deixa pronta a programação para 2011, com três exposições em parceria com o Museu Colecção Berardo, Culturgest, e Serralves.

Estatísticas

  • 31 leitores
  • 6 comentários

URL desta Notícia

http://publico.pt/1455658

Comentário + votado

discussão com conhecimento de factos

é incrível como surgem logo comentários insensatos e sem conhecimento de causa... ...

Anónimo

16.09.2010 11:10