• O romantismo de cada ruína
  • Um arco-íris de carnavais brasileiros
  • A cozinha coreana chegou de carrinha a Lisboa

Entre as 10h00 e as 19h00

Museu Colecção Berardo terá entrada gratuita amanhã

26.06.2007 - 21:30 Por Lusa

  • Votar 
  •  | 
  •  0 votos 
O Museu Colecção Berardo de Arte Moderna e Contemporânea abriu ontem as portas O Museu Colecção Berardo de Arte Moderna e Contemporânea abriu ontem as portas (Nelson Garrido/PÚBLICO (arquivo))
Os interessados podem visitar gratuitamente o Museu Colecção Berardo amanhã, entre as 10h00 e as 19h00, um dia depois da inauguração, no Centro Cultural de Belém (CCB), em Lisboa, disse hoje à Lusa o director-geral da Fundação Berardo, Rui Silvestre.

"Dada a grande afluência de público e o grande interesse manifestado face à exposição, foi decidido alargar o período de acesso gratuito por mais um dia, quarta-feira", anunciou o responsável.

O Museu Colecção Berardo de Arte Moderna e Contemporânea abriu ontem as portas, no centro de exposições do CCB, e foi visitado por 12 mil pessoas durante as primeiras sete horas de abertura ao público, segundo uma fonte da entidade.

A exposição permanente do museu, organizada por Jean-François Chougnet, director artístico, é composta por sete núcleos, em que se incluem obras de Picasso, Marcel Duchamp, René Magritte, Joan Miró, Francis Bacon, Andy Warhol, Paula Rego, Vieira da Silva, Jorge Molder, Pedro Cabrita Reis, entre outros.

Amanhã, os visitantes poderão apreciar de forma gratuita as 248 obras expostas, uma selecção das 862 que compõem a colecção do comendador Joe Berardo, incluídas no acordo entre o empresário e o Estado, através do Ministério da Cultura, e algumas que foram cedidas por entidades públicas e privadas.

O acordo de comodato (empréstimo) entre o Estado português e Berardo determina que a exposição de 862 obras da colecção vigora até 2016 e estipula que o primeiro pode adquirir o conjunto por 316 milhões de euros, segundo a avaliação independente da leiloeira inglesa Christie's.

Até 2016, ambas as partes acordaram igualmente em que o museu terá um fundo de aquisições de novas obras que irá receber um milhão de euros, pagos em partes iguais e anualmente pelo Estado e pelo empresário madeirense.

Estatísticas

  • 21 leitores
  • 3 comentários

URL desta Notícia

http://publico.pt/1297803

Comentário + votado

Não vou ver e explico porquê: o digno milionário C...

Não vou ver e explico porquê: o digno milionário Calouste Gulbenkian não exigiu nada a Portugal - ...

Anónimo

27.06.2007 10:59