• Roupa interior para se usar no exterior
  • O Príncipe Real é o novo bairro da moda
  • No cinema a guerra não entra, mas faz estragos

Ex-Presidente da República fala de uma "grande perda para Portugal"

Mário Soares defende que Saramago deveria ficar sepultado no Panteão Nacional

18.06.2010 - 20:43 Por Lusa

  • Votar 
  •  | 
  •  3 votos 
O antigo Presidente da República Mário Soares declarou-se hoje “surpreendido e entristecido” com a morte do Nobel da Literatura, José Saramago, e defendeu que o escritor deveria ficar sepultado no Panteão Nacional e a declaração de luto nacional.

“Acho que devia ir para o Panteão Nacional. Acho que o Estado português deveria decretar luto nacional. Justifica-se porque era um português ilustríssimo”, disse Mário Soares, à margem de uma conferência dedicada à importância estratégica do mar que esta tarde decorreu na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

“É uma grande perda para Portugal, um grande escritor, um dos maiores do século XX, um homem conhecido internacionalmente, com todos os livros traduzidos em todos os idiomas, de uma maneira geral, e com um grande prestígio”, acrescentou.

Mário Soares recorda um homem “rígido, severo e senhor do seu nariz, se assim se pode dizer”, mas também um homem “que se emocionava e que compreendia bem tudo aquilo que o cercava”, com quem privou nos últimos anos da sua vida, apesar de nem sempre ter sido assim.

“Tive um período da minha vida em que estive até de relações cortadas com ele, durante o PREC [Processo Revolucionário em Curso], porque estive em oposição frontal às posições dele quando era director do Diário de Notícias. Depois retomei as relações com ele e tornámo-nos amigos”, lembrou.

“Fizemos as pazes quando ele publicou o ‘Memorial do Convento’ e ‘O Ano da Morte de Ricardo Reis’. Nessa altura li os livros, era primeiro ministro e escrevi uma carta a felicitá-lo e ele respondeu-me dizendo que apesar de estarmos de relações cortadas tinha ficado satisfeito por lhe ter escrito. Desde aí retomámos relações. Quando era Presidente visitou-me imensas vezes e eu a ele. Fui passar um dia com ele a Lanzarote”, precisou o antigo Presidente da República.

Estatísticas

  • 22 leitores
  • 14 comentários

URL desta Notícia

http://publico.pt/1442610

Comentário + votado

enfim... pobres e mal agradecidos

Como temos nobeis aos montes, podemos dar-nos ao luxo de duvidar da importância destes para o ...

João Feliciano

19.06.2010 00:15

X

Mais em Cultura (50 de 53 artigos)

CGTP: “Tomaremos em nossas mãos o exemplo de Saramago”