Hermitage quer continuar a cooperar com Portugal, mas não sente reciprocidade 
23.07.2008 - 12:42 Por Lusa, PÚBLICO
O museu Hermitage de São Petersburgo quer continuar a colaborar com as autoridades culturais portuguesas, mas a sua direcção queixa-se de "não sentir reciprocidade". O director do Instituto dos Museus e Conservação (IMC) desmentiu e mostrou-se surpreendido com as afirmações.
Em declarações por telefone, Vladimir Matveev, director do Departamento de Exposições no Estrangeiro, afirmou: "Continuamos a revelar interesse em cooperar com as autoridades portuguesas, mas também deve haver interesse da parte delas, e não há".
Vladimir Matveev reafirmou o interesse do Hermitage em organizar no Museu Soares dos Reis, no Porto, a exposição "As filigranas da China, Goa, Macau e Coreia" dos fundos do museu russo, mas acrescenta: "Fizemos a proposta, mas não recebemos resposta". "Por isso, é incorrecto acusarem-nos de não pretender dar seguimento à colaboração estabelecida", frisou.
O director do IMC, Manuel Bairrão Oleiro, mostrou-se surpreendido com as declarações de Matveev e afirmou ter tido a indicação do Hermitage, através da embaixada de Portugal em Moscovo, "de que não estavam reunidas as condições" para a realização daquela exposição no Porto.
Matveev recusou ainda a ideia de que o Hermitage não estaria interessado na abertura de um pólo permanente desse museu em Portugal. "Reafirmo o nosso interesse, mas o projecto tem de ser realizado gradualmente, pois trata-se de uma obra muito séria. Normalmente, a decisão de criação desse pólo é tomada depois da realização de seis ou sete exposições numa cidade, como aconteceu com Amesterdão ou Kazan".
Manuel Bairrão Oleiro sublinhou que a criação do pólo permanente do Hermitage em Portugal "era uma intenção" que "decorreria das exposições a realizar em 2007, 2008 e 2009", mas "não era um compromisso firme". "Estão a ser analisadas todas as questões e é ainda prematuro anunciar seja o que for", acrescentou o director IMC.
Restam 1200 caracteres
Os comentários deste site são publicados sem edição prévia, pelo que pedimos que respeite os nossos Critérios de Publicação. O seu IP não será divulgado, mas ficará registado na nossa base de dados.
Quaisquer comentários inadequados deverão ser reportados utilizando o botão “Denunciar este comentário” próximo da cada um. Por favor, não submeta o seu comentário mais de uma vez.

