“Estafeta do Conto" para divulgar literaturas galega e portuguesa começou hoje em Amares

28.03.2006 - 18:44 Por Lusa
A Delegação Regional da Cultura do Norte iniciou hoje em Amares a apresentação do projecto "Estafeta do Conto", destinado a divulgar as literaturas galega e portuguesa.
O projecto assenta na divulgação de duas publicações, "Passos de música , caminhos de água" e "Como um golpe de vento", que vão ser apresentadas nas escolas e nas bibliotecas da região, cujos alunos, professores e bibliotecários participaram no processo de criação dos contos.
A apresentação pública do projecto, desenvolvido em parceria com a Junta da Galiza, começou hoje em Amares, seguindo-se Amarante, Chaves, Santa Marta de Penaguião, Ponte de Lima, Arcos de Valdevez e termina no dia 5 de Maio em Paredes de Coura.
A "Estafeta do Conto" foi especialmente criada para divulgar as literaturas galega e portuguesa e fomentar o interesse das crianças e dos jovens pelos livros, a escrita e a criação literária.
No âmbito deste projecto, escritores e escritoras do Norte de Portugal e da Galiza visitaram aquelas duas regiões transfronteiriças, nomeadamente escolas e bibliotecas e, com a ajuda das crianças, de professores e bibliotecários, criaram contos infantis e juvenis.
As duas publicações editadas até à data integram a colecção "Lagarto Verde", da Junta da Galiza.
Os escritores e escritoras galegos seleccionados para participarem nesta parte do projecto foram Fina Casalderrey, Xabier P. Docampo, Paço Martín e Gloria Sánchez; e os portugueses Ana Luísa Amaral, João Pedro Mésseder, Anabela Mimoso e Vergílio Alberto Vieira.
As ilustrações são de Xosé Cobas (no livro "Passos de música, caminhos de água") e de António Modesto, no livro "Como um golpe de vento".


