• Um arco-íris de carnavais brasileiros
  • "O que há de novo no amor?": este filme é um milagre
  • O romantismo de cada ruína

Óbito

Cineasta egípcio Youssef Chahine morre aos 82 anos

27.07.2008 - 11:43 Por AFP

  • Votar 
  •  | 
  •  0 votos 
Youssef Chahine estava hospitalizado em Paris há cerca de um mês Youssef Chahine estava hospitalizado em Paris há cerca de um mês (Alessandro Bianchi/Reuters)
O mais célebre cineasta egípcio, Youssef Chahine, morreu hoje, aos 82 anos de idade, anunciou a televisão pública egípcia.

Youssef Chahine estava hospitalizado em Paris há cerca de um mês, após uma hemorragia cerebral sofrida no Egípcio que o fez mergulhar num coma no dia 16 de Junho.

O realizador, cenógrafo e produtor, nascido em Alexandria (norte do país) em 1926, obteve em 1997 o grande prémio do 50º aniversário do Festival de Cannes pelo conjunto da sua obra.

Entre os seus filmes mais conhecidos figuram “O Destino” (1987), “A Terra” (1969) e “Alexandria, Porquê” (1978), primeiro tomo de uma trilogia autobiográfica.

Estatísticas

  • 11 leitores
  • 1 comentários

URL desta Notícia

http://publico.pt/1336684

Comentário + votado

Cineasta egípcio Youssef

Rest in peace Mr Youssef. Allah will be with you.

Melanie Lopes

27.07.2008 16:20