Poeta e pintor morreu aos 83 anos de idade

Cesariny: Presidente lamenta morte de “figura cimeira” da cultura portuguesa

26.11.2006 - 15:01

  • Votar 
  •  | 
  •  0 votos 
 (PUBLICO.PT)
O Presidente da República, Cavaco Silva, lamentou hoje a morte do poeta e pintor surrealista Mário Cesariny, a quem descreve como "um dos nomes cimeiros da cultura portuguesa no século XX".

"Em nome dos portugueses e em meu nome pessoal, apresento sinceros pêsames à família de Mário Cesariny de Vasconcelos, um dos nomes cimeiros da cultura portuguesa no século XX", escreve Cavaco Silva numa mensagem de condolências enviada à família do poeta, que morreu esta madrugada, aos 83 anos.

"No momento da sua morte, rendo a minha homenagem a esse grande artista que foi Mário Cesariny de Vasconcelos", sublinha ainda o Presidente, lembrando o poeta e um pintor "extraordinário".

Cavaco Silva refere que o nome e a obra de Cesariny "ficarão na memória como um testemunho da liberdade que apaixonou a sua geração e que é condição essencial de toda a obra de arte".

Mário Cesariny de Vasconcelos, que sofria há vários anos de cancro, morreu na última madrugada, em sua casa, em Lisboa, aos 83 anos.

O corpo do pintor e poeta vai ficar em câmara ardente na Igreja de Santo Condestável, em Campo de Ourique, e o funeral realiza-se segunda-feira, pelas 14h00.

Estatísticas

  • 51 leitores
  • 1 comentários

URL desta Notícia

http://publico.pt/1277872

Comentário + votado

o Cesariny não precisa de homenagens deste preside...

o Cesariny não precisa de homenagens deste presidente...

Tiago Belejo

27.11.2006 01:22

X

Mais em Cultura (5 de 5 artigos)

Além das obras de Cesariny (à esq) o centro conta também com o espólio de Cruzeiro Seixas (à dire) Espólio de Cesariny integrará Centro de Estudos do Surrealismo em Famalicão