Centésima sessão da Quinta das Leituras assinalada com espectáculo no Teatro do Campo Alegre

09.02.2010 - 12:37 Por Lusa
O Teatro do Campo Alegre, no Porto, recebe dia 25 as comemorações da centésima sessão do ciclo poético “Quintas de Leitura”, uma iniciativa criada há oito anos para divulgar a língua portuguesa.
Para assinalar a 100.ª sessão, o programador João Gesta decidiu conceber o espectáculo "Leica Virgem", com três horas de música, dança, imagem e poesia.
A "festa", que decorrerá em três actos, tem na dança a estreia absoluta, nas Quintas de Leitura, da Vortice Dance Company.
Com coreografia de Cláudia Martins e Rafael Carriço, esta companhia de dança vai apresentar um excerto da peça “Soliloquy about Wonderland”.
O jovem pianista Raul Peixoto da Costa marcará também presença nesta festa, interpretando Chopin para comemorar o 100.º aniversário deste compositor.
O actor Pedro Lamares, um regresso às Quintas de Leitura, traz “O Fraseador”, "uma leitura de poemas, na qual vai conversando sobre o seu percurso com a poesia, partilhando experiências e contextualizando alguns dos seus momentos de vida ou histórias relativas aos poetas".
É também nesta festa que serão apresentados os elementos que foram seleccionados no âmbito do casting para leitores de poesia, que decorreu em Setembro e Outubro do ano passado.
Ana Catarina Barbosa, Ana Celeste Ferreira, Ana Paiva, Rita Machado, Manuel Tur, Susana Guimarães e Valdemar Santos vão ler poemas de Al Berto, Fernando Pessoa, José Gomes Ferreira, Eugénio de Andrade, Mário Cesariny, José Carlos Ary dos Santos e Alberto Pimenta, entre outros.
A noite encerra com o músico B Fachada.
O ciclo poético Quintas da Leitura é promovido pela Câmara do Porto, através da Fundação Ciência e Desenvolvimento.

