O arquitecto português David Mares, de 26 anos, venceu ontem o prémio do público num concurso internacional de design de abrigos promovido pelo Museu Guggenheim de Nova Iorque, com um modelo que conjuga aço, madeira e cortiça.
Em declarações à TSF, David Mares revelou que não recebeu a notícia com grande surpresa "porque estava com uma grande vantagem sobre o segundo classificado", mas sublinhou que foi um "alívio" saber que tinha ganho o prémio do público.
O abrigo, que está instalado em Vale de Barris, perto de Setúbal, conquistou 64.875 votos dos cibernautas, de acordo com a última contagem disponível na página de Internet do Guggenheim de Nova Iorque. O trabalho, que David Mares fez “numa semana de férias”, segundo revelou à agência Lusa em Setembro, era um dos dez finalistas escolhidos entre cerca de 600 participantes oriundos de 68 países, tendo o arquitecto concorrido “apenas por desportivismo”.
Feito sobretudo de cortiça, o abrigo assenta numa estrutura de perfis de aço, integra ripas de madeira e devia destinar-se a um estudante.“Eu procurei responder a esse desafio, criando um ambiente em que pudesse relaxar e também estudar, que tivesse isolamento térmico e acústico, e lembrei-me da cortiça, que é um material nosso”, disse.
Ontem foi também atribuído o Prémio do Júri especializado, que coube ao dinamarquês David Eltang, segundo informa o Museu em http://www.guggenheim.org/new-york/press-room/news/3064.
Restam 1200 caracteres
Os comentários deste site são publicados sem edição prévia, pelo que pedimos que respeite os nossos Critérios de Publicação. O seu IP não será divulgado, mas ficará registado na nossa base de dados.
Quaisquer comentários inadequados deverão ser reportados utilizando o botão “Denunciar este comentário” próximo da cada um. Por favor, não submeta o seu comentário mais de uma vez.


