• |
  • Iphone
  • |
  • Mobile
  • |
  • RSS
  • |
  • Twitter
  • |
  • Facebook
  • Siga-nos em:
  • Siga-nos no Twitter
  • Xi Li Ge, o “vagabundo bonitão”, virou estrela do ciberespaço
  • Áudio-livro "A Surpresa de Handa"

Literatura

A reinvenção do mundo segundo Amin Maalouf

09.07.2009 - 10:02 Por Alexandra Lucas Coelho

O auditório 2 da Gulbenkian estava mais que esgotado, com gente sentada nas escadas e no chão. Uma outra plateia foi improvisada no átrio junto ao bengaleiro, e também essa esgotou. Restava a escadaria que leva ao grande auditório, e foi aí que se sentaram as últimas dezenas de pessoas. Tudo isto para ouvir um dos mais populares escritores contemporâneos, Amin Maalouf, 60 anos, libanês a viver em França há muito.
Foi na dupla condição de ocidental e árabe que Maalouf escreveu o seu último livro: Um Mundo Sem Regras Foi na dupla condição de ocidental e árabe que Maalouf escreveu o seu último livro: Um Mundo Sem Regras (Ana Banha)

É nessa dupla condição, de ocidental e árabe, que Maalouf escreveu o seu último livro, “Um Mundo Sem Regras”, acabado de publicar em Portugal, no qual defende uma reinvenção urgente do mundo, contrariando a tese do conflito de civilizações. Hoje, pensa Maalouf, existe apenas uma civilização, e ou morremos juntos ou nos salvamos juntos.

Num diálogo moderado por António Vitorino, depois de uma apresentação feita pelo embaixador António Monteiro, Maalouf sublinhou a necessidade de cada cultura participar dessa “civilização global”, em que não deve haver uns direitos do homem para a Europa e outros para o mundo árabe ou para África. “Preservar as culturas, mas unificar os valores”, defendeu, é imperioso.

A este desafio juntam-se a iminência de uma catástrofe climática e a necessidade de novos paradigmas na economia global. É a isto que terá de responder o homem que surgiu como uma esperança planetária, Barack Obama. Um primado da cultura e uma nova relação com as comunidades imigrantes são algumas das chaves propostas por Maalouf.

  • 677 leitores
  • 0 comentários

URL desta Notícia

http://publico.pt/1390994

Comentário + votado

Login