• Eles são arquitectos, mas fazem carteiras com tampas de garrafas
  • Os hotéis das selecções
  • Os melhores biquínis e fatos-de-banho deste Verão

Prémio de 2005 "ex aequo"

Nobel da Medicina atribuído a Barry G. Marshall e J. Robin Warren

03.10.2005 - 10:51 Por Lusa, PUBLICO.PT, AP

  • Votar 
  •  | 
  •  0 votos 
A bactéria está associada ao aumento do risco de desenvolvimento de úlceras A bactéria está associada ao aumento do risco de desenvolvimento de úlceras (DR)
O Prémio Nobel da Medicina 2005 foi atribuído em "ex aequo" aos australianos Barry G. Marshall e J. Robin Warren, anunciou hoje em Estocolmo o Instituto Karolinska de Medicina.

Os dois cientistas foram distinguidos pela descoberta da bactéria "helicobacter pylori" e a relação desta com a gastrite e a úlcera péptica. A bactéria em causa está presente no sistema digestivo de grande parte da população mundial.

De acordo com o Instituto Karolinska de Medicina, os dois investigadores fizeram "uma notável e inesperada descoberta" em 1982, quando concluíram que a inflamação do estômago, conhecida como grastrite, e a ulceração do estômago e do duodeno, conhecida como úlcera péptica, são causadas pela bactéria "helicobacter pylori". Antes desta descoberta, o "stress" e a ansiedade eram considerados os principais causadores deste tipo de problemas gástricos.

A bactéria é responsável por mais de 90 por cento das úlceras do duodeno e por cerca de 80 por cento das úlceras gástricas. Dois terços da população mundial estão infectados com a bactéria, mas a maior parte das pessoas nunca chega a sofrer quaisquer sintomas. A bactéria predispõe os indivíduos que são seus portadores a desenvolver cancro do estômago, que é o segundo tipo de carcinoma que mais mortes causa em todo o mundo.

"Graças à descoberta pioneira de Marshall e Warren, a úlcera péptica já não é uma doença crónica e muitas vezes incapacitante, mas uma doença que pode ser curada por uma curta terapêutica de antibióticos e inibidores de secreções ácidas", indica a Academia Nobel em comunicado.

Estatísticas

  • 7 leitores
  • 1 comentários

URL desta Notícia

http://publico.pt/1234549

Comentário + votado

Não foi nenhum português

nao foi nenhum portugues? de certeza que é amanha...com a qualidade de investigacao que se faz em ...

Anónimo

04.10.2005 09:27